topfiep

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Formatura do Curso para Barqueiros


A Secretaria Municipal de Educação – SEMEC – em parceria com a Capitania dos Portos a qual coordenou o Curso de Acquaviários no período de 18 a 22 desse mês entregou nesta sexta-feira (22), certificados e cadernetas aos trinta barqueiros prestadores de serviços da SEMEC que efetuam o deslocamento das crianças da região insular de Belém para as escolas.O curso com duração de 35 horas/aulas mostrou aos participantes Noções Básicas (N.B.) de Navegação, N.B. de Motores, N.B. de Estabilidade, Controle à Incêndio, Primeiros Socorros, Prevenção de Meio Ambiente, Regulamentação Internacional para Evitar Abalrroamento (Colisão), Marinharia, Sinais e Manobras.
Vale ressaltar que no decorrer do curso os participantes são avaliados para saber quem se destaca mais, entre eles, Alex da Costa de 20 anos, foi considerado o melhor aluno da turma. Para ele é muito gratificante concluir esta tarefa que proporciona a qualificação. “Estou muito feliz por essa oportunidade de exercer minha função legalmente e com mais segurança”. Conclui.
A Coordenadora das Unidades Pedagógicas das Ilhas afirma que a preocupação da Secretaria é com a segurança das crianças que são transportadas nos barcos. “Consideramos que elas estejam sob nossa responsabilidade, daí o motivo de iniciar essa qualificação desses profissionais que atendem essa demanda. Nossa meta é alcançar todos os barqueiros prestadores de serviços à SEMEC e com esse primeiro passo concluído, podemos dizer que estamos muito felizes pela formatura desta primeira turma”. Esclarece a Profª Eliana Pojo.
A aluna Thaís Nascimento, 20 anos, é barqueira há um ano e considera esta conclusão como uma conquista. “Lutamos tanto para se legalizar, e poder chegar ao final desse curso é uma vitória, poder olhar para a caderneta que é a nossa habilitação e perceber que agora somos autorizados legalmente a navegar pelo mar”. Finaliza.A Tenente Milena, Coordenadora do Curso, assegura que “essa formação tem o propósito de habilitar essas pessoas para transportar embarcações de pequeno porte. Vemos que o rios são nossas ruas, então, é importante nesses casos ter pelos menos noções básicas de navegação para diminuir os índices de acidentes”.A Diretora de Educação, Profª Odozina Braga, afirma que a SEMEC faz questão de investir em seu quadro funcional. “Esta formação é importante por que beneficia não só a esses profissionais, mas as crianças também. A Secretaria se sente responsável por elas devido ser por nossa conta o deslocamento das mesmas até as escolas e a volta para casa. Nos sentimos na obrigação de viabilizar a segurança de cada uma, por que assim como investimos na Formação Continuada dos professores para que estejam se reciclando e melhorando a didática em sala de aula, investimos nos barqueiros para que se qualifiquem mais e ofereçam maior segurança ao nosso alunado, fazendo com que esses estudantes tenham uma boa educação e com segurança. Por esse motivo que a Secretária Therezinha Gueiros solicitou à Capitania a ministração desse curso em parceria conosco”. Completa.

Texto: Ana Paula Pereira/Comus
Fotos: Rosa Costa/Semec

Nenhum comentário: