topfiep

quinta-feira, 23 de março de 2017

Projeto estimula o aprendizado por meio de música, movimentos e brincadeiras.

Lançado este ano na rede municipal de ensino, o projeto “Brinquedos Cantados: Sonoridades, Poesias e Movimentos Lúdicos na Educação Infantil”, é uma das iniciativas que tem garantido melhor desenvolvimento social, psicológico e estudantil das crianças com idades entre  2 e 12 anos.
 Projeto busca o entusiasmo dos alunos com as atividades escolares
 Projeto estimula o aprendizado por meio de música, movimentos e brincadeiras
  “Minha filha Caroline adora o projeto e nos dias em que ele é desenvolvido, ela é a primeira a levantar-se para se arrumar e vir para a escola”, conta a mãe Cláudia Gomes, 45.
 Alunos resgatam a cultura por meio de cantigas populares
 Toda a escola é preparada para o aprendizado.

Estudantes são estimulados a brincar e interagir.

Com o objetivo de resgatar a cultura popular por meio de cantigas de rodas, o projeto trabalha ritmo e movimento da música. “Queremos desenvolver o lado cognitivo, afetivo e motor dos nossos estudantes”, esclarece a técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e idealizadora do projeto, Rosa Costa.

Ela explica que, a partir da brincadeira, os alunos tendem a se sentir estimulados para o estudo. “Eles aprendem a ter mais atenção, memorização e respeito, além disso, desenvolvem melhor a oralidade, escrita e os movimentos”, afirma.
Na Escola Municipal Josino Viana, o trabalho já beneficiou cerca de 400 alunos dos turnos manhã e tarde. “Minha filha Caroline adora o projeto e nos dias em que ele é desenvolvido, ela é a primeira a levantar-se para se arrumar e vir para a escola”, conta a mãe Cláudia Gomes, 45.
A escola recebe o projeto desde o mês de fevereiro. “Durante as aulas, os professores testam os conhecimentos adquiridos por meio dos exercícios, já no intervalo, trabalhamos outras brincadeiras saudáveis”, detalha a diretora Karina Bordalo.
Novos ambientes com jogos educativos foram pensados e criados no hall de entrada da escola, pinturas no chão, no muro e até mesmo bancos. Jogos de dama e amarelinha são os preferidos. "Aprendi a ter mais atenção e agilidade pelo projeto, ganhar no jogo de dama ficou muito mais fácil”, conta a pequena Ana Caroline Gomes, 10 anos.
Números – Em apenas dois meses, o projeto Brinquedos Cantados já beneficiou mais de 600 crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A expectativa da Semec é de que mais 800 estudantes participem do projeto ainda neste primeiro semestre.
“A idéia é de que todos os mais de 70 mil alunos da rede possam conhecer o projeto que tem nos rendido um retorno muito positivo segundo relatos de professores e pais”, afirma Rosa Costa. “Muitos apresentavam comportamentos agressivos e tinham dificuldade para socializar. Hoje, graças à contribuição do projeto, essas barreiras têm sido vencidas”, completa.
As próximas escolas a receberem o projeto serão as de Mosqueiro e do Combu. “Todas as crianças que participarem dessa brincadeira vão ficar muito felizes, assim como eu fico. Essa brincadeira me trouxe mais vontade de estudar e aprender”, garantiu o estudante do 3º ano, Ruan Santos, 8.
Texto: Natasha Albarado 
Foto: Tássia Barros - Comus 
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Fonte: http://www.agenciabelem.com.br/Noticia/144085/projeto-estimula-a-aprendizagem-nas-escolas-do-municipio

http://fiep-pi.com.br/2017/

Prezado Encontrista,
 A Federação Internacional de Educação Física – FIEP- Delegacia Regional do Piauí, promove o seu 12º Encontro Interdisciplinar: descobrindo caminhos através da música, das atividades físicas, recreativas e cognitivas e o XII Congresso Piauiense Cientifico da FIEP, em Teresina – Piauí, Brasil, com o tema: Educação Física Novas Perspectivas. São 68 anos de atividade da FIEP no Brasil, com sucesso, credibilidade, organização, inovação e muito respeito aos participantes. Um Encontro voltado para Capacitação e Formação de Recursos Humanos, sempre com apoio de vários órgãos educacionais e institucionais. 

A qualidade dos cursos ofertados, de atualização e aperfeiçoamento para professores, acadêmicos e interessados, torna este Encontro Interdisciplinar o maior do Piauí. Os professores são de alto nível, bem como as Sessões Cientificas, com todos os trabalhos publicados no ACTAS com ISBN. Os Certificados terão registro e carga horária conforme participação. Durante o período de 26 a 29 de abril de 2017, os professores e equipe de organização aguardam sua presença, com o objetivo de proporcionar momentos de reflexões, aprendizagens, discussões e pesquisas sobre diversos assuntos ligados à Educação Física, Pedagogia, Educação, Fisioterapia, Turismo e outras áreas afins, também oportunizando aos professores a troca de informações, cooperação e integração entre os participantes. Portanto, nesse 12º Encontro Interdisciplinar – FIEP – Delegacia Regional do Piauí, você é nosso convidado e não poderá faltar. 
Saudações Fiepianas! Profª Leonor Maria e Silva Palha Dias de Araújo 
Delegada Regional da FIEP no Piauí CREF: 0678 – G/PI
O site do nosso congresso FIEP/PI-2017 já está no ar.
http://fiep-pi.com.br/2017/
Faça uma visita e compartilhe.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Professor sem fronteiras - Hino.

DIA 20 DE ABRIL – Dia Internacional dos Professores de Educação Física Sem Fronteiras da FIEP. O grupo dos Profissionais de Educação Física do Brasil, através dos PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEM FRONTEIRAS – FIEP, em todas as cidades por onde passam realizam Cursos, Oficinas, Seminário ou Encontro de Educação Física, para acadêmicos, profissionais e demais pessoas que atuam com educação física, cursos de atualização e aperfeiçoamento totalmente gratuitos.

Cantigas de roda

As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executadas em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. Transmitidas oralmente, as letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.

Cantigas de Roda.

Cantigas de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música.

Em Belém, projeto municipal de educação inclusiva ganha visibilidade nacional.

Desenvolver projetos que permitam a acessibilidade do aluno com deficiência na escola, dando condições e possibilidades para o seu desenvolvimento de forma equiparada aos demais alunos, é fomentar uma educação de qualidade a todos, com perspectivas de um futuro melhor, digno e cada vez mais inclusivo. Esse é um dos objetivos, por exemplo, do projeto “Circuito Mini Atletismo Inclusivo”, da unidade educacional Terezinha Souza, localizada no bairro Castanheira, que foi agraciado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, com a 2ª colocação no Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar.

terça-feira, 7 de março de 2017

Dia 8 de março "Dia Internacional da Mulher "


Mulher é ter os sentidos à flor da pele. É fazer nascer a esperança em qualquer palavra, em cada gesto. Até nos mais difíceis. Ser mulher é ter do mundo a dádiva da vida. É encantar qualquer chão. É ser amor! É ser chama! É ser fogo!
Ser mulher é transpirar sentimento. É lágrima! E é gargalhada! É fazer dos dias mais tristes, os dias mais felizes. É rasgar o mundo sem pedir licença para a amargura. É cantar ao céu a verdade da terra. E é fazer a diferença sem que lhe faça diferença. É ser verdade! É ser encanto! Ser mulher é dançar na chuva – sem medo. Ser mulher é ser gigante! É fazer do mundo um local de cores novas e alegres. E é ser franqueza. É fazer História.
Ser mulher é fazer feliz. É gritar com a boca fechada, como quem ama sem vaidade. Ser mulher é carregar todas as dores do passado. Sem custo. É encontrar no orgulho a razão da harmonia. Ser mulher é vontade, é paz e é futuro. Ser mulher é ser maior.

sábado, 4 de março de 2017

PROJETO SEM FRONTEIRAS DA FIEP:

HÁ 15 ANOS O PROJETO  LEVA  A EDUCAÇÃO FÍSICA A TODO O  BRASIL.

“Um grupo de Profissionais de Educação Física de vários estados brasileiros ministram aulas gratuitas com temas de suas especialidades, pagam o transporte aéreo e recebem no estado o apoio do Delegado da FIEP local e em algumas vezes do CREF, que promovem cursos, responsabilizando pela alimentação, transporte interno e hospedagem dos SEM FRONTEIRAS.”

        O Projeto SEM FRONTEIRAS DA FIEP surgiu em 2007, por iniciativa de brasileiros e argentinos, que estiveram em todos os países da América Central, parte continental e a partir de 2008, iniciou a atuação no Brasil. Até o ano de 2013 foram visitados todos os estados brasileirosA partir do ano de 2014, o Projeto SEM FRONTEIRAS, que viajava com um grupo de 10 a 14 pessoas subdividiu-se em GRUPO 1 e GRUPO 2, hoje tem como coordenadores – G1 (Almir Gruhn) e G2 (Leonor e Rosinha), e essa subdivisão está composta de mais de 10 pessoas e o G1 e G2 viajam com um grupo de 6 a 8 Profissionais.  VIAGENS DE 2017 – O G1 atuará de 16 a 23 de abril, no estado do Paraná nas cidades de Curitiba, Londrina, Fóz do Iguaçu e Pato Branco e comemora os 40 ANOS DA FIEP-PR e o G2 vai ao extremo norte do Brasil à RORAIMA, no período de 4 a 9 de abril.
Fonte: http://www.saudepelapratica.com.br/
Arte: Rosinha Costa