* 26° CONGRESO MUNDIAL DE EDUCACIÓN FÍSICA FIEP.
* 25° Congreso Internacional FIEP Paraguay.
9, 10, 11, 12 de Julio en Asunción-Paraguay
#CURSOS
TURNO MAÑANA 09:00-12:00 horas
1- HANDBOL (César Servín-Gabriela Brusquetti) Paraguay.
2- NUTRICIÓN DEPORTIVA ( Diego López) Paraguay.
3- HIDROTERAPIA EN DEPORTISTAS ( Lilian Sanabria) Paraguay.
4- RECREACIÓN Y JUEGOS RECREATIVOS EN ESCUELAS ( Hani Awad) Brasil.
5- FITNESS ( Brunno Elías) Brasil.
6- FUT-SAL FIFA (Paulinho Cardoso) Brasil.
TURNO TARDE 14:00-17:00 horas
7- MASAJE ANTI STRESS Y DEPORTIVO ( André Nessi) Brasil.
8- MASTER CLASS ZUMBA-RITMOS LATINOS (Rossana Fleitas Medina- Francisco Arce) Paraguay.
9- ATLETISMO ( Fernando Sequeira) Cuba.
10- BIOMECÁNICA DEPORTIVA ( Jesús Montenegro) Venezuela ( Patricia Beltrán) Colombia.
11- ACTIVIDADES FÍSICAS PARA ADULTOS MAYORES ( Raúl Lorda) Uruguay.
12- EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR (Rodolfo Buenaventura) Argentina.
13- PERSONAL TRAINING (André Fernándes) Brasil.
TURNO NOCHE 18:00- 21:00 horas
14- ORGANIZACIÓN DE EVENTOS DEPORTIVOS ( Alfonso Geoffrey) México.
15- AEROBIC ESCOLAR Y COMUNITARIA ( Gerardo Calderón) Argentina.
16- PRESCRIPCIÓN Y EJERCICIOS FÍSICOS APLICADOS A OBESOS, HIPERTENSOS, DIABÉTICOS Y OTROS ( José Fernándes Filho - Paula Roquetti) Brasil.
17- FÚTBOL DE CAMPO (Fernando Jubero) España (Daniel Farrar) Italia (Enrique Landaida) Paraguay.
18- BÁSQUETBOL ( Eduardo Pfleter)
COSTOS
Un curso: 25 dólares
Dos cursos: 35 dólares
Tres cursos: 45 dólares
INFORMACIÓN
- Local del evento y Secretaría General: Escuela Nacional de Educación Física ENEF Km 4.1/2 Asunción
- Julio Vera 0981-667071
- Ana Ortigoza
E-mail: coord.fiep@gmail.com
Teléfono: 0973-550176 / 0981-110799
topfiep
sábado, 28 de maio de 2016
quinta-feira, 26 de maio de 2016
FLICTS - De Ziraldo e a TEIA dos saberes.
“Não tinha a imensidão do Amarelo
nem a paz que tem o Azul
Era apenas o frágil e feio e aflito Flicts"
nem a paz que tem o Azul
Era apenas o frágil e feio e aflito Flicts"
TEIA dos Saberes
O livro começa “Era uma vez uma cor muito rara e muito triste que se chamava Flicts”. Possui características próprias, diferentes de todas as outras cores. Sua solidão era intensa, não era aceito por nenhuma outra cor. Cada cor tem sua interpretação, o vermelho é forte, o amarelo tem uma luz imensa, e o azul transmite paz. "Não existe no mundo nada que seja Flicts”. Não tinha lugar no mundo para Flicts, nem na caixa de lápis de cor, nem no parque e nem no arco-íris. Rejeitado por todas as cores. "Era apenas o frágil e feio e aflito Flicts”. Ele tenta a salvação no trabalho, uma faixa em alguma bandeira, percorre o mundo todo, “pelos países mais bonitos, pelas terras mais distantes, pelas terras mais antigas, pelos países mais jovens” e não se acha. Nesse momento no livro estão desenhadas várias bandeiras cada uma ocupando duas páginas. Muito bem feito. Pensa encontrar-se no mar e também não consegue. Ziraldo dedica oito folhas para descrever o mar que é muito inconstante e vai mudando de cor, uma obra de arte. Um dia Flicts sobe para bem alto e vai subindo, subindo e encontra-se na Lua. Faz parte da Série Mundo Colorido, da Editora Melhoramentos.
quarta-feira, 25 de maio de 2016
XX Feira Pan Amazônica do Livro.
XX Feira Pan-Amazônica do Livro no HANGAR.
Oficina: LINGUAGEM DAS BRINCADEIRAS, ATRAVÉS DE VIVENCIAS INFANTIS COM MATERIAL ALTERNATIVO.
Ministrante: Antônia Sueli da Paz e Rosa Costa Org.: COEI/SEMEC.
Oficina: LINGUAGEM DAS BRINCADEIRAS, ATRAVÉS DE VIVENCIAS INFANTIS COM MATERIAL ALTERNATIVO.
Ministrante: Antônia Sueli da Paz e Rosa Costa Org.: COEI/SEMEC.
XX Feira Pan Amazônica do Livro.
A partir de sua quinta edição, a Feira Pan Amazônica do Livro, além de homenagear um escritor, passou também a escolher um país para celebrar. E de lá para cá, cerca de 11 nações já estiveram nessa condição. Para comemorar, os 20 anos do evento, no entanto, a organização resolveu reverenciar o planeta Terra, representando o país de todos.
A escolha contou com o apoio das pessoas envolvidas no evento, com a escritora homenageada da XX Feira Pan Amazônica do Livro, Amarilis Tupiassu. “Ela abre as portas para muitas discussões: migração, genocídio, campos de refugiados, etc. A Terra corre perigo em várias instâncias, você homenageia, mas também puxa discussão para alertar, no sentido de salvar. Então é um tema muito rico”, avalia.
Serviço: XX Feira Pan Amazônica do Livro. De 27 de maio a 5 de junho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, das 10 às 22 horas. Entrada franca.
terça-feira, 24 de maio de 2016
À espera da tocha olímpica, Belém avança com preparativos
Capital paraense será uma das mais de 300 cidades que receberá o símbolo das Olimpíadas
Por: Redação ORM NewsEm 13 DE MAIO, 2016 - 18H23 - OLIMPÍADAS
Um dos maiores símbolos dos jogos olímpicos, a tocha, chegará a Belém no dia 15 de junho, mas os preparativos para recebê-la já estão em estágio avançado. Uma reunião nesta sexta-feira (13) definiu o trajeto dela na capital paraense.
O encontro aconteceu na Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com a participação de representantes de órgãos do Governo e Prefeitura e o roteiro traçado para o percurso, que terá 32 quilômetros, foi saindo do Estádio Olímpico do Pará até o Portal da Amazônia.
Em Belém, a tocha será conduzida por 162 personalidades esportivas, como a judoca pentacampeã mundial Daniela Tanaka e o ex-campeão do UFC, Lyoto Machida, que será o responsável pelo acendimento da chama. Serão 32 quilômetros de percurso.
O roteiro nacional inclui mais de 300 cidades pelo Brasil. Ao longo de 95 dias, 12 mil pessoas participarão do revezamento da Tocha Rio 2016. Belém será a segunda das cidades na rota aérea, que percorrerá 10 mil milhas em trechos das regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande.
Foto: Sidney Oliveira / Agência ParáO Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chegará a Belém trazendo todo o aparato para a cerimônia do revezamento da tocha às 09:45 do dia 15 de junho, uma quarta-feira. Em seguida, eles serão conduzidos, em dois comboios escoltados por um forte esquema de segurança, até o Estádio Olímpico do Pará, onde será iniciado o revezamento da tocha olímpica até o Portal da Amazônia. Cento e sessenta e dois paraenses estão sendo selecionados pelo COB para levarem a tocha e a relação dos condutores só será divulgada no dia 14 de junho, véspera do evento.
Cada condutor levará a chama por cerca de 200 metros. O estádio abrirá os portões para o público a partir das 8 da manhã e grupos de carimbó estarão fazendo a preliminar da festa até a chegada dos representantes do Comitê Olímpico Brasileiro.
Na próxima sexta-feira (20), uma nova reunião vai definir detalhes sobre o esquema operacional e dia 1º de junho, com uma simulação pelas ruas do percurso. 'Hoje foi apresentada a programação pela Prefeitura, de acordo com o que o Comitê Olímpico estabeleceu, e com base nessa programação, definimos alguns grupos de trabalho que vão trabalhar na segurança ostensiva, preventiva e repressiva, outro no acompanhamento, no monitoramento de possíveis manifestações e um outro, na recepção. Esses sub grupos vão montar os seus planos detalhados e na próxima reunião, vamos fechar o esquema de operacionalização', concluiu o Coronel Hilton Benigno, secretário adjunto da Segup.
De Belém, a tocha olímpica vai para Macapá e no dia 17, retorna ao Pará, dessa vez em Santarém. Todo este processo será encerrado com as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que acontecerá de 5 a 21 de agosto.
quarta-feira, 11 de maio de 2016
III SIPAT da Secretaria Municipal de Educação de Belém - SEMEC.
O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador – NAST-SEMEC, em continuação às ações de promoção e prevenção à saúde, estará realizando neste mês de maio/2016, a III SIPAT, “Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Agravos no Trabalho”, para servidores da Secretaria Municipal de Educação.
A SIPAT é um evento anual obrigatório, de acordo com a legislação trabalhista, que busca através de palestras, gincanas, teatro e atividades motivacionais, dentre outras, desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes e agravos/doenças ocupacionais.
Na SEMEC, com esta nomenclatura, a SIPAT foi iniciada em 2014, e ocorrida também em 2015, com ações realizadas na SEDE. Neste ano de 2016, além da SEMEC SEDE, a ação está ocorrendo durante o mês de maio/16 nos diversos espaços laborais incluindo Escolas, UEI’s e UP’s. Na Sede serão realizadas palestras no Auditório da SEMEC conforme cronograma abaixo:
* Dia 17/05/16 Prevenindo Estresse no Trabalho – das 15h às 16h
* Dia 18/05/16 Prevenindo Queimaduras – das 10h às 11h
* Dia 19/05/16 Saúde Preventiva – das 15h às 16h
As palestras são abertas para todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação. Basta ligar para o (3075-5429) e solicitar seu credenciamento na palestra desejada.
Começa a campanha educativa para o Maio Amarelo em Belém.
Teve início na manhã desta quarta-feira, 11, na Escola Municipal Amália Paumgartten, no bairro do Guamá, a programação da Prefeitura de Belém em alusão ao movimento Maio Amarelo. Na abertura da campanha, agentes educadores da divisão de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) apresentaram uma peça educativa sobre segurança no trânsito. As crianças que frequentam a escola também participaram da ação, compartilhando de forma lúdica, relatos reais de casos em que a imprudência no trânsito acabou vitimando parentes ou pessoas próximas delas.
Começa a campanha educativa para o Maio Amarelo em Belém.
Começa a campanha educativa para o Maio Amarelo em Belém.
Começa a campanha educativa para o Maio Amarelo em Belém.
Ana Cláudia Borba, diretora da Escola Amália Paumgartten : Iniciativas como essas são sempre válidas para a formação das crianças.
Há sete anos atuando como diretora da escola, Ana Cláudia Borba acredita que iniciativas como essas são sempre válidas para a formação das crianças. “No trânsito, nem sempre somos nós os imprudentes, por isso precisamos ter um cuidado dobrado, pois muitas vezes outros condutores acabam trazendo riscos para terceiros”, analisa. Mesmo assim, Ana Cláudia acredita que as constantes campanhas educativas desenvolvidas nas escolas, despertam a consciência de cidadão desde a mais tenra idade. “Quando abordamos os estudantes sobre a segurança no trânsito percebemos neles o interesse em seguir as recomendações. A problemática maior está mesmo nos pais de alguns alunos que não costumam entender a importância de ser prudente”, disse.
O estudante Renan Wanzer, de 15 anos, aprova a iniciativa da Prefeitura em realizar campanhas educativas não só nas ruas, mas também dentro das escolas. Para Renan, ter cautela e tomar atitudes visando à segurança no trânsito sempre é melhor do que se estressar e acabar causando acidentes. “Os professores sempre nos incentivam a sermos cidadãos melhores, a cuidar da comunidade e ter cautela ao atravessar a rua, esperar os ônibus ou mesmo ir à esquina de casa”, afirma.
A programação da Semob para o Maio Amarelo continua nesta quinta-feira, 12, com uma palestra sobre o tema “Trânsito: Uma Questão de Comportamento” a ser realizada na faculdade Estácio-FAP, localizada na Rua Municipalidade, 839. No dia 13, sexta-feira, a partir das 9h haverá blitz educativa para condutores e pedestres na Avenida Almirante Barroso, em São Brás. Às 19h30, a programação prossegue com a palestra “Prevenção a Acidentes no Trânsito”, na Faculdade Maurício de Nassau, situada na Travessa Quintino Bocaiúva, 1808. Já no dia 19, quinta-feira, será realizada uma blitz educativa na Avenida Presidente Vargas com a Rua Gama Abreu. Depois, no dia 20 de maio, os agentes educadores da Semob estarão na Escola Municipal Alfredo Chaves, localizada na Rua 02 de Dezembro, no bairro do Cruzeiro, em Icoaraci. No dia 23 mais uma blitz educativa será realizada, dessa vez para os funcionários da Rede Celpa, na sede da empresa, que fica na Avenida Augusto Montenegro, a partir das 8h.
No dia 24, a Semob estará presente na Escola Estadual Professora Odete Marvão, situada na Avenida Augusto Montenegro, Passagem Oliveira, Rua Oscarina Darc, 31. O encerramento das ações será no próximo dia 25, com uma blitz educativa, na Avenida Almirante Barroso com a Travessa Tavares Bastos.
“O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade está convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres”, destaca o técnico em segurança e educação para o trânsito da Semob, Manoel Pinheiro.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: Eliza Forte & Rosinha Costa
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)
terça-feira, 3 de maio de 2016
Alunos da rede municipal promovem ação pela paz no aeroporto de Belém.
Projeto propõe ações educativas que sensibilizem a sociedade civil para a prevenção e combate à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Alunos da rede municipal promovem ação pela paz no aeroporto de Belém.
Alunos da rede municipal promovem ação pela paz no aeroporto de Belém.
Alunos da rede municipal promovem ação pela paz no aeroporto de Belém.
Alunos da rede municipal promovem ação pela paz no aeroporto de Belém.
Alunos da rede municipal promovem ação pela paz no aeroporto de Belém.
Assinar:
Postagens (Atom)