topfiep

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

População adere a Futebol Solidário promovido pela prefeitura.

O jogo terminou empatado, mas quem ganhou foi a população. O Futebol Solidário foi marcado pela alegria e caridade de pelo menos cinco pessoas dentro e fora de campo, na noite desta quinta-feira, 12, no Estádio Olímpico do Pará. O prefeito Zenaldo Coutinho, secretários e vereadores, convidados especiais e deputados federais, dentre eles o ex-pugilista Acelino Freitas, o Popó; o humorista Francisco Everaldo, o Tiririca; e o ex-jogador de futebol Danrlei literalmente entraram em campo pela causa social em Belém.
 Prefeito Zenaldo Coutinho e o Deputado Federal Tiririca.
Quem preferiu garantir os ingressos com antecedência teve três postos para arrecadação de brinquedos e alimentos à disposição na cidade, embora nas catracas do Mangueirão os ingressos também tenham sido trocados pelas doações. Moradores de várias partes da Região Metropolitana não mediram esforços para colaborar com o Natal das famílias atendidas pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Associação Voluntária de Apoio à Oncologia (Avao) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Prefeito Zenaldo no momento do gol de empate.
“Além de ver o Tiririca, viemos ajudar o Natal dos mais carentes. Todos trouxemos alimentos e esperamos estar ajudando para uma ceia mais digna”, comentou a autônoma Esterlina Vidal, 56, acompanhada de mais seis pessoas, entre familiares e vizinhos. “Viemos dar nosso apoio porque também jogamos futebol solidário”, acrescentou Denilson Júnior, 14, que com mais quatro amigos trouxeram bonecas, bolas e carros de brinquedo.
Rosinha Costa, Theca vale(Chefe de gabinete da SEMEC), Rose Salame - Secretária Municipal de Educação e João Benassuly.
Segundo a coordenadora de Proteção Básica da Funpapa, Marinise Rodrigues, as doações serão contabilizadas nessa sexta-feira, 13, e depois encaminhadas para as instituições. “Precisamos reunir tudo que foi doado nesta semana e no dia do evento. Depois encaminharemos para a Avao, Apae e outros locais assistidos pela prefeitura, por meio da Funpapa”, disse.

 Alunos da Ecola Municipal Monsenhor Azevedo.
Com toda a família reunida, inclusive o filho de quatro meses de idade, a gerente de informática Karina França, 29, queria ver de perto Tiririca e Popó, e ao mesmo tempo ajudar que mais precisa. “Acho muito boa esta iniciativa, que ajudam pessoas carentes”, pontuou. “Se fosse um evento privado, muita gente não poderia nem estar aqui devido o valor do ingresso. Então poder vir ao Mangueirão e confraternizar com a família e ajudar o próximo é muito positivo.”

A vice-prefeita Karla Martins não jogou, mas marcou presença e torceu até o fim da partida. “Nós sabemos que este é um pequeno afago a essas famílias, mas é muito importante oferecermos nosso carinho”, destacou.

PARTIDA

“Acima de tudo, esta partida é uma demonstração de solidariedade por parte da população, que veio prestigiar ao evento e ajudar a fazer um Natal melhor para quem mais precisa”, resumiu o prefeito Zenaldo Coutinho, que entrou no segundo tempo e marcou um gol de pênalti.

O jogo foi bastante equilibrado, tanto que encerrou com o placar de 4 a 4, com os gols do deputado Tiririca, do vereador Vandick e do deputado Popó no primeiro tempo, e gols do ex-jogador Zé Augusto, outro de Popó, do deputado Danrlei, do jovem empresário Giovanni, e, fechando o placar, o prefeito Zenaldo.

Com o resultado, a taça Centenário Antônio Lemos foi compartilhada entre os dois times, que receberam o carinho da torcida e das crianças da Funpapa, que cantaram o Hino Nacional antes da partida. “Ser artilheiro em um jogo é bom, mas o presente quem está dando é a população. Essa é a verdadeira vitória”, destacou o deputado Popó. “Ajudar as pessoas mais carentes era o objetivo a ser alcançado, pelo visto conseguimos. Acabou sendo um jogo bem legal de ter participado”, acrescentou o vereador Vandick.

Várias entidades e órgãos municipais e estaduais participaram do Futebol Solidário e garantiram segurança, alimentação e assistência médica, dentre outros serviços. O deputado Romário, ex-jogador de Futebol e tetracampeão brasileiro, não participou do evento por causa de um machucado, mas mandou mensagem de apoio aos envolvidos e de parabéns ao público que se uniu à causa solidária.

Após o sorteio de brindes e antes de encerrar o evento, o prefeito Zenaldo Coutinho agradeceu a presença de todos que deixaram suas casas para prestigiar o evento e fez questão de destacar novamente que, “mais que um evento esportivo, este é um evento de solidariedade.”

Texto: César Modesto, Dandara de Almeida e Vanda Duarte
Fotos: Adriano Magalhães, Alessandra Serrão e Rosinha Costa
Edição: Tânia Menezes

Nenhum comentário: