topfiep

sábado, 21 de dezembro de 2013

Escola da Pesca qualifica alunos no setor de pesca e aquicultura‏.


A Casa-Escola da Pesca realizou nesta sexta-feira,20, a formatura de 22 alunos do ensino fundamental, do sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os jovens concluintes saem da instituição com a qualificação profissional em Pesca e Aquicultura. 

Segundo a diretora da instituição, Fátima Seabra, a turma era formada por 30 alunos da região insular de Belém que fizeram muito esforço para concluir os estudos. Para ela ver que poucos desistiram já foi uma grande conquista. “Alguns alunos nós íamos buscar na casa para não deixarem de estudar e quando a gente vê esse número de formandos é gratificante porque como a maioria trabalha, nós sabemos que não é fácil estar aqui, então eles estão de parabéns”, disse Fátima Seabra.

A diretora ressaltou ainda que em 2014 a Casa-Escola de Pesca vai oferecer  também o ensino médio com habilitação em formação inicial em pesca e aquicultura. Segundo ela vai ser um grande desafio, mas que vai agregar ainda mais conhecimento ao ensino profissionalizante que é proposto pelo Cepe.

Douglas Sena faz parte da turma de formandos.Para ele, concluir essa etapa foi mais um obstáculo superado. “Não foi fácil permanecer esses dois anos aqui no Cepe, mas eu não desisti e agora eu tenho um novo horizonte para a minha vida ribeirinha”, destacou Douglas.

O professor de química,  Marcos Machado, explicou que através da técnica do processamento do pescado eles aprenderam a manipular e dar vida longa ao alimento. Ele também ressaltou que por meio do processamento eles podem aproveitar espécies da região das ilhas que não têm um alto valor comercial, mas que têm o mesmo valor nutricional dos peixes mais procurados no mercado.

“Por meio da tecnologia o conhecimento desses alunos foi aprimorado e com isso eles passaram a ter uma visão empreendedora e podem utilizar como matéria-prima um produto comum na região em que vivem que é o peixe. Além disso, eles ainda agregaram muito mais ao aprendizado com a prática que aprenderam no laboratório de processamento, nas empresas em que estagiaram e com a teoria que receberam em sala de aula”, destacou Marcos Machado.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, foi o paraninfo dos formandos e o idealizador do projeto Casa Escola da Pesca, Rosivaldo Batista, foi homenageado pelos alunos, que também não esqueceram de prestigiar o presidente da Fundação Escola Bosque, Fabrício Modesto. “Dar o meu nome à turma é mais que um reconhecimento é um laço que construímos em apenas um ano” falou, emocionado, Modesto. 

Texto: Adriana Lira - Ascom Funbosque  

Fotos: Ascom Funbosque  
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: