topfiep

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mastigação inadequada pode contribuir para o ganho de peso

Entenda os processos de deglutição dos alimentos e como isso interfere na saciedade

POR ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 26/11/2013

mastigação é a primeira fase do processo digestivo - sua função é a digestão mecânica, ou seja, a fragmentação do alimento, permitindo a mistura do bolo alimentar com a saliva. Essa, por sua vez, irá exercer sua função de lubrificação e digestão química, facilitando a deglutição. Lembrando que, nesse processo, os dentes em bom estado e articulações da mandíbula eficientes são importantes.
O processo de deglutição é, ao mesmo tempo, voluntário e involuntário. Principalmente na parte final da faringe, perde-se progressivamente o controle voluntário. Além disso, o processo de deglutição pode ser dividido em três fases: oral, faríngea e esofagiana.
A fase oral tem como estágios o transporte, a modificação da consistência do bolo alimentar e a produção de uma onda, que parte da ponta da língua para a sua parte posterior, comprimindo o palato duro (primeira parte do céu da boca), de forma que o bolo alimentar se dirija ao palato mole (parte de trás do céu da boca). Nessa fase, os movimentos são voluntários e é nela que a terapia fonoaudiológica intervém. Na passagem do bolo alimentar pelo palato mole, se inicia a segunda fase da deglutição, e a partir daí é um processo totalmente involuntário.
Os indivíduos com obesidade apresentam maiores problemas de mastigação e deglutição
Sabe-se que alterações do formato das arcadas dentárias e céu da boca, deficiências na força muscular e estruturas do sistema oral interferem diretamente em suas funções, como articulação dos fonemas, mastigação e deglutição.
Vários autores investigaram a implicação da mastigação na saciedade, envolvendo mecanismos do sistema nervoso central, com o objetivo de identificar se indivíduos com obesidadeapresentam alterações no sistema sensório motor oral em relação a indivíduos de peso normal.
Os resultados demonstraram que os indivíduos com obesidade apresentaram maiores problemas de mastigação e deglutição, tonicidade dos lábios, língua e bochecha diminuídas e outras alterações importantes em relação aos indivíduos de peso adequado.
Devemos pensar que as partes "duras" da face (dentes, palato duro, maxila, mandíbula e os demais osso da face) dão a sustentação as partes moles, ou seja, ao enorme número de músculos que são responsáveis pela fonação, mastigação, deglutição, articulação e mímica facial. Podemos então imaginar que os músculos responsáveis pela mastigação sofrem ação direta do funcionamento dessas estruturas.
Se a pessoa, por exemplo, mastigar somente do lado direito, observaremos, em poucos meses, um aumento da espessura das fibras do lado que realiza o trabalho (direito) e um alongamento das fibras musculares no lado do "balanceio" (esquerdo). Inclusive, olhando para pessoa de frente chegamos a ver o lado direito bem mais desenvolvido que o esquerdo, em aspectos como: sobrancelha mais arqueada, comissura labial (canto dos lábios) mais erguido, bochecha mais "cheia", etc.
Dessa forma, é importante que seja feita a mastigação adequada dos alimentos, não só para que todas as estruturas possam trabalhar normalmente, como também para ajudar nos processos de saciedade do individuo, evitando que a pessoa faça refeições maiores do que o planejado ou coma com uma frequência maior, podendo contribuir para o aumento de peso. Nesse interim, o fonoaudiólogo pode ajudar a manter a mastigação adequada, tanto em pessoas que buscam emagrecer quanto para aqueles que fizeram cirurgia bariátrica ou emagreceram por outros métodos, e necessitam agora encontrar um equilíbrio na mastigação.

Nenhum comentário: