topfiep

sábado, 10 de novembro de 2012

Novidades do Encontro: desigualdade digital, ferramentas inovadoras e muito mais!‏



 
 
Participe você também do Encontro Internacional de Educação da Fundação Telefônica | Vivo, um espaço de diálogo on-line para troca de experiências e intercâmbio de conhecimentos.
Veja o que ainda está rolando.

Terça-feira, 6 de novembro
Fórum Comunidade Educativa: “Desigualdade digital. A experiência do projeto Oca Digital”
Sebastián Gerlic, do Oca Digital, modera um fórum sobre a experiência dessa iniciativa que “funciona como uma Célula de Inteligência Coletiva, onde converge e dialoga a diversidade cultural”. O projeto se fundamenta em oficinas de formação em arte-tecnologia e mídias locativas e trabalha com comunidades indígenas no nordeste brasileiro.
Quarta-feira, 14 de novembro, às 14hDebate ao vivo: “Desigualdade digital”
Oportunidades e desvantagens no acesso diferenciado às TIC na América Latina e na Espanha. Com Eduardo Villanueva Mansilla.
Debater: “Nem contigo nem sem TIC”
Novas estratégias didáticas para a integração TIC. Alberto Patiño e Vera Rexach nos propõem não renunciar aos nossos sucessos analógicos, mas sim enriquecer nossas aulas com as ferramentas TIC. Instigam-nos a "voltar a aprender a ensinar", graças a um repertório de novas estratégias didáticas que nos estimulem a mais implicação e menos explicação, além de responder por meio de exemplos.
Compartilhar: “Uma ferramenta útil para alunos e professores” 
Quando o uso das TIC não é apenas uma maquiagem. A partir da implementação do programa de inovação da empresa de software, lançamos o debate sobre que lugar os conteúdos acadêmicos ocupam quando se usam ferramentas TIC muito atrativas. Úrsula Salazar e Ovi Barceló, responsáveis pelo projeto "Europe Beyond the classroom", nos contam suas reflexões.
Compartilhar: “Uma teoria do ensino para a era digital” 
Vamos estudar as conexões envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Conectivismo: um novo paradigma educacional. Apresentamos as conclusões de George Siemens do intenso debate que promoveu esta atividade. As instituições que ontem foram fundamentais abrem caminho para as estruturas descentralizadas e em rede. Temos de apostar na aprendizagem e nas ecologias do conhecimento para promover a inovação.
Fórum Comunidade Educativa: “É muito caro inovar?” 
Custos e financiamentos da inovação educativa. Hugo Díaz faz o seguinte questionamento: em que sentido deve caminhar a inovação na escola? Nesta semana avançamos na gestão financeira da inovação e abrimos um novo fórum de discussão para saber mais sobre os custos da inovação educativa. Também vamos conhecer as possíveis fontes de financiamento para nossos projetos educativos inovadores.
Não deixe de acompanhar também as gravações dos debates e das oficinas ao vivo. São atividades que conjugam um material teórico e prático de grande qualidade e utilidade na sala de aula.
Acesse http://encuentro.educared.org/ e acompanhe a fala de nossos especialistas.
Participe do Encontro e concorra a um Galaxy Tab 10.1. Acesse o portal e responda a pergunta: De que maneira os temas desenvolvidos são aplicáveis para a melhora das práticas pedagógicas na escola?
E o que vem por aí...
Debate-chat: “Jogos Clássicos da Literatura”
Contaremos com a presença de Alejandro Piscitelli, filósofo argentino, especialista em Novas Tecnologias da Informação e professor na Universidade de Buenos Aires. Por meio de sua atividade “Da mudança da aptidão à mudança de atitude. As esferas criativas e a aprendizagem em tempos de grande incerteza”, ele nos fala sobre as transformações na comunicação e na sociedade diante da aparição e do crescimento da internet, desvendando a importância do processo de mudança em sala de aula.
*O Encontro emite certificados oficiais para todos os participantes*


Nenhum comentário: