topfiep

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

1º Congresso de Educação Física -FIEP/AM

Avaliação Física

Prof. Bruno Costa Teixeira

O que é uma avaliação física?
As avaliações físicas são testes (antropométricos e ergométricos) que identificará o estado atual de condicionamento físico tanto muscular ,como cardiorespiratório e analisar o percentual de gordura.
Ao percebemos que o calor está alto e precisamos usar menos roupa é que notamos aquela situação desconfortável de estar fora de forma. Gorduras indesejáveis e aquela incrível sensação de cansaço ao mínimo esforço.
Este é o perfil do mau condicionamento adquirido com o sedentarismo durante o longo do ano. Aí vem o desespero de querer recuperar tudo em pouco tempo, mas o corpo não esta preparado para ser usado desta maneira e isso é muito perigoso,podendo trazer danos para a saúde. Por isto uma avaliação física é importante.
 




cardiorespiratorio e analisar o percentual de gordura.
Um bom teste deve começar com uma boa anmenese ,que é um questionário para rastrear seus hábitos alimentares,doenças hereditárias, patologias, cirurgias e atividades físicas.
Para analisar a composição corporal, (percentual de gordura) existe os métodos diretos, indireto e duplamente indireto.
Método direto
Este é o mais preciso, porém só é possível na dissecação de cadáveres.
Método indireto
Não há manipulação dos componentes separadamente. Este método visa a contagem de potássio radioativo (k40 e k42) diluição de oxido de deutério, excreção de creatina urinaria,etc....pelo meio químico.
Método duplamente indireto
Este é o mais acessível para a população em geral e é realizado através da bioimpedância e por dobras cutâneas,assim como por pesagem hidrostática.
Vamos falar apenas de 2 mais utilizados.
Bioimpedância
Este método permite uma avaliação rápida do percentual de gordura através da passagem de corrente elétrica ,verificando o nível de água existente no organismo e quantificando o percentual de gordura.
Dobras cutâneas
É analisado por medidas verificadas por um compasso obtendo dados para aplicar em alguma formulas já estabelecidas ,consideradas como padrão através vários estudos, pelo fato de sabermos que as grandes quantidades de gordura encontram-se em depósitos adiposos debaixo da pele.
Teste neuromuscular
Verifica a resistência de grandes grupos musculares durante 1 min de exercícios repetidos em máxima velocidade.
Dinamometria
Permite a mensuração da força através de um equipamento.
Avaliação postural
Verifica anomalias no esqueleto, deve ser realizado por um ortopedista.
Teste de flexibilidade
Verifica a capacidade do músculo de se estender ao Maximo através de equipamento elaborado chamado de Banco Wells
Peso e altura
Apenas para adquirir dados para conferência.
Ergoespirometria
Este teste nos dá parâmetros para analisar o vo2 Max(capacidade máxima de absorção de oxigênio) e definir o limiar anaeróbio( ponto onde a capacidade de remover o acido lático é menor que a produção do mesmo e definir a predominância da utilização de gordura e carboidratos como fonte de energia). Com estes dois dados podemos definir e quantificar um treinamento específico para cada indivíduo.
Teste de eletrocardiografia
Executado por um cardiologista, permite conhecer o estado atual do coração e seus limites.
Por:
Fernando Santos Fernandez

Nenhum comentário: