topfiep

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Torcida dá show no GP de atletismo.

Segunda-Feira, 07/05/2012, 02:31:23 - Atualizado em 07/05/2012, 02:31:23

Tamanho da fonte: A- A+
 Torcida dá show no GP de atletismo  (Foto: Thiago Araújo)

(Foto: Thiago Araújo)

Com a participação de 138 atletas de 22 países, o GP Internacional Caixa/Governo do Pará de Atletismo 2012, realizado no estádio Mangueirão, foi um sucesso. E, como de costume, o torcedor paraense mais uma vez se fez presente ao Estádio Olímpico: estima-se que um público superior a 28 mil pessoas compareceu e acompanhou as feras brasileiras e internacionais de atletismo, na manhã de domingo (06).

Das principais estrelas brasileiras que participaram do evento, somente a saltadora Maurren Maggi conquistou medalha, e de ouro, na modalidade Salto em Distância feminino. O saltador Jardel Gregório iniciou bem a prova Salto em Distância masculino, queimando os seus primeiros dois saltos, e terminou na quarta posição, saltando 7,45m, 5cm a menos que o compatriota e medalha de bronze Lourival Neto e 50cm para o medalhista de ouro, o brasileiro Mauro Vinícius de Souza, o Duda. Assim como o fundista Hudson de Souza, que iniciou bem a prova dos 3000m com barreira, mas após a terceira volta desistiu por conta de uma fadiga muscular.

Para a rainha do salto brasileiro, é sempre emocionante e prazeroso iniciar o circuito do GP de Atletismo em Belém, terra em que se sente muito bem. “É muito bom vir aqui e pegar essa energia. O pessoal de Belém é sempre assim, é sempre caloroso”, disse Maurren, após a conquista do seu segundo ouro em Grandes Prêmios de Atletismo em Belém. Porém, mesmo com a marca de 6,62m, a atleta lamentou não ter conseguido realizar um salto mais longo.

“Eu vim para saltar mais. Mas eu acho que, pela primeira competição, eu estava muito emocionada pelo público torcer muito, eu tive que me conter um pouco e acertei no terceiro salto, um salto que foi mais ou menos”.

Além da vitória, a atleta fez questão de correr pela pista de Atletismo com a bandeira do Brasil nas mãos, acenando para as arquibancadas, e no pódio de premiação levou a bandeira do Pará, como mais uma forma de agradecimento. Com um pouco de ritmo de competição, a paulista de 35 anos, pré-convocada para a Olimpíada de Londres, espera melhor marca no GP Caixa/São Paulo, no dia 16, no Ibirapuera.

APOIO E INVESTIMENTO
Com um evento desta magnitude, para a vice-presidente da Federação Paraense de Atletismo, Sandra Maria de Souza Malcher, o povo e o atletismo paraense só têm a ganhar com a realização de importantes provas do atletismo nacional e internacional, em Belém.

“Hoje (ontem) estamos com vários atletas de outros países, com diversas provas e nós vemos um público basicamente jovem, formado por crianças e adolescentes. Então, é muito importante, porque sempre após um Grande Prêmio existe um interesse maior pela prática do atletismo, e esse é um dos benefícios que a competição traz para o nosso estado”, disse Sandra Malcher, que pede maior investimento no desporto de base para uma melhor popularização do atletismo. “Não adianta também só realizar um evento desses e não investir na base. Nós precisamos ter um trabalho mais específico com crianças e adolescente no atletismo, ter um apoio maior para iniciação”, completa.

E no GP Internacional de Belém, Itamar Silva do Carmo foi o único paraense que participar e disputou a prova dos 1500 metros, terminando na 10º colocação com o tempo de 3m48s’22, 8s06 atrás do marroquino Fouad Elkaam, que marcou 3m40s16. Itamar agora quer se recuperar para disputar o Troféu Brasil, em São Paulo, daqui a 45 dias. (Diário do Pará)

Nenhum comentário: