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sábado, 12 de maio de 2012

7º ENCONTRO INTERDISCIPLINAR - PIAUI/PI.

Turma da Profa. Rosinha Costa.
RECREAÇÃO
Profa. Rosinha Costa.
A palavra recreação provém do verbo latino “recreare”, que significa recrear,
reproduzir ou renovar. A recreação pode, desta forma, compreender as atividades
espontâneas, prazerosas e criadoras, que o indivíduo busca para melhor ocupar o seu
tempo livre. A recreação tem como objetivo principal criar as condições necessárias
para o desenvolvimento integral das pessoas, além de promover a participação de
forma coletiva e individual em ações que possam melhorar a qualidade de vida das
pessoas; possui ainda o caráter educacional, auxiliando na preservação da natureza e
na afirmação dos valores imprescindíveis à convivência social e profissional.
Principais características das atividades recreativas (CAVALLARI, Vinícius Ricardo e
ZACHARIAS, Vani):
• Deve ser desenvolvida de forma espontânea, sem esperar resultados ou
benefícios específicos. Para tanto a opção por sua prática deve ser livre,
atendendo os interesses de cada indivíduo;
• A prática das atividades recreativas deve levar as pessoas a “estados
psicológicos positivos”, se realizando em um clima e com uma atitude
predominantemente alegre e entusiasta;
• Deve ser um estímulo para a criatividade, um benefício para a formação pessoal
e para as relações sociais, dando lugar à liberação de tensões da vida cotidiana,
resgatando os valores essenciais para uma auto-realização.
A atividade recreativa tem sua essência na organização própria dos jogos e
brincadeiras, segundo KISHIMOTO, Tizuko Morchida o jogo, aqui entendido em seu
sentido amplo, ou seja, também denominado como brincadeira, tem por excelência
duas funções:
1. Função lúdica: propicia diversão, prazer e até o desprazer, quando escolhido
voluntariamente;
2. Função educativa: ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu
saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo.
Há de se ressaltar que os jogos e as brincadeiras podem ser aplicados nas
diversas faixas etárias, sem distinção, mas que cada um deles vai sofrer alterações e
interferências nos seus procedimentos de aplicação, nos recursos que serão utilizados
ou na metodologia de organização e aplicação de suas estratégias.
Mesmo com estas características genéricas e ao mesmo unificantes, ao se
deparar com a necessidade de um correto planejamento de ações recreativas, torna-se
fundamental conhecer e entender as características e necessidades específicas das 4
faixas etárias com as quais poderemos estar nos envolvendo no momento da aplicação
dos jogos e brincadeiras. Desta forma, queremos destacar alguns elementos motores,
psicológicos e sociais, que podem interferir no processo formativo e educacional das
faixas etárias em estudo:
Profa. Rosinha Costa.
Turma da Profa. Rosinha Costa.
Turma da Profa. Rosinha Costa.
Turma da Profa. Rosinha Costa.
Turma da Profa. Rosinha Costa.
Turma da Profa. Rosinha Costa.

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