topfiep

terça-feira, 17 de abril de 2012

JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA: 116 ANOS DE AVANÇOS E CONQUISTAS.

Idealizado por Barão de Coubertin no final do século XIX, os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna contaram com nove esportes e atletas de 14 países

Competição de esgrima na I Olimpíada (©IOC/Albert Meyer)

Há 116 anos, encerravam-se os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Atletas de 14 países deram o seu melhor em competições de nove esportes Olímpicos: ginástica artística, atletismo, ciclismo (estrada e pista), esgrima, tiro, natação, levantamento de peso e luta olímpica (greco-romana).

Ao final do século XIX, o barão de Coubertin teve a ideia de reinventar os Jogos Olímpicos da Antiguidade, em uma nova versão que permitia a participação de atletas de todo o mundo; os Jogos anteriores permitiam que apenas atletas do sexo masculino de origem grega participassem das competições.

Após aprovação oficial da proposta no primeiro Congresso Olímpico realizado em 1894, a escolha da cidade-sede foi unânime. Quatorze séculos depois, Atenas, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, receberia os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, que se iniciaram no dia 6 de abril e terminaram em 15 de abril.

Para o barão de Coubertin, o renascimento dos Jogos Olímpicos não era apenas um sonho, mas também uma consequência dos avanços científicos e culturais do século XIX. “Os homens começaram a viver menos isoladamente, raças diferentes aprenderam a conhecer e a entender o outro melhor e, ao comparar suas forças e conquistas na arte, na indústria e na ciência, uma rivalidade honrosa surgiu entre eles, encorajando-os a atingir feitos ainda maiores”, diz o barão na introdução do Relatório Oficial dos Jogos Olímpicos de 1896, já apresentando os conceitos do que posteriormente se tornariam os valores do Olimpismo: respeito, amizade e excelência.

Confira abaixo a galeria com fotos dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Um Hino Olímpico foi criado

Um Hino Olímpico, composto por Spiros Samaras (música) e Kostis Palamas (letras), foi executado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1896. Nos Jogos seguintes, uma série de canções embalaram as cerimônias até os Jogos de 1960, edição na qual a composição de Samaras/Palamas tornou-se o Hino Olímpico Oficial em decisão tomada na Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de 1958.

Confira a letra (versão disponível apenas em inglês):

Immortal spirit of antiquity,
Father of the true, beautiful and good,
Descend, appear, shed over us thy light
Upon this ground and under this sky
Which has first witnessed thy unperishable fame

Give life and animation to these noble games!
Throw wreaths of fadeless flowers to the victors
In the race and in the strife
Create in our breasts, hearts of steel!

In thy light, plains, mountains and seas
Shine in a roseate hue and form a vast temple
To which all nations throng to adore thee,
Oh immortal spirit of antiquity.

A evolução dos Jogos Olímpicos

Em 116 anos, não somente as regras das competições sofreram mudanças. Os uniformes, os equipamentos, os eventos comemorativos, todos acompanharam a evolução tecnológica e cultural dos séculos XX e XXI. Os Jogos Olímpicos foram ganhando cada vez mais adeptos, as mulheres estrearam em eventos femininos, os Jogos Paralímpicos se juntaram à festa e os Jogos de Inverno e da Juventude passaram a constar no calendário.

- Jogos de Atenas de 1896: primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna.

- Jogos de Paris de 1900: as mulheres participam pela primeira vez, nas competições de críquete.

- Jogos de St. Louis de 1904: as medalhas de ouro, prata e bronze passam a ser dadas aos primeiros, segundos e terceiros lugares, respectivamente.

- Jogos de Londres de 1908: pela primeira vez, um estádio é construído especialmente para os Jogos e as competições de nado não acontecem em mar aberto.

- Jogos de Estocolmo de 1912: são usados contadores automáticos para os eventos de pista, e pela primeira vez atletas dos cinco continentes participam da mesma edição dos Jogos Olímpicos.

- Jogos de Berlim de 1916: cancelados devido à Primeira Guerra Mundial.

- Jogos de Antuérpia de 1920: os atletas fazem um juramento e a bandeira olímpica com os aros é hasteada pela primeira vez.

- Jogos de Chamonix de 1924: primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.

- Jogos de Amsterdam de 1928: é acesa a primeira pira olímpica.

- Jogos de Los Angeles de 1932: origem do formato dos Jogos de hoje, cujo período varia entre 15 e 18 dias. Os atletas ficam todos alojados em um mesmo lugar, na Vila Olímpica, e a bandeira do vencedor é hasteada durante a cerimônia de premiação.

- Jogos de Berlim de 1936: primeiros Jogos a serem televisionados. Primeira vez em que ocorre o revezamento da tocha olímpica.

- Jogos de Londres de 1948: blocos de partida para os atletas das competições de tiro rápido são introduzidos.

- Jogos de Helsinque de 1952: Israel e União Soviética participam dos Jogos Olímpicos pela primeira vez.

- Jogos de Melbourne/Estocolmo de 1956: primeiros Jogos a acontecerem no hemisfério sul. Melbourne ganhou o direito de sediar os Jogos, mas as leis de quarentena australianas eram tão severas que não permitiam a entrada de cavalos estrangeiros, desta maneira, os eventos de hipismo tiveram que ocorrer em Estocolmo.

- Jogos de Roma de 1960: os Jogos Paralímpicos acontecem seguidos dos Jogos Olímpicos pela primeira vez.

- Jogos de Tóquio de 1964: os Jogos Olímpicos chegam à Ásia. Primeira vez em que é dado o troféu de Fair-play.

- Jogos do México de 1968: primeira vez em que uma mulher acende a pira olímpica na Cerimônia de Abertura. São introduzidos os testes antidoping.

- Jogos de Munique de 1972: o juramento olímpico oficial é declamado pela primeira vez.

- Jogos de Montreal de 1976: os eventos femininos de basquetebol, remo e handebol estreiam nos Jogos Olímpicos.

- Jogos de Moscou de 1980: primeira vez em que o recorde do salto em altura é quebrado nos Jogos Olímpicos.

- Jogos de Los Angeles de 1984: modelo para os futuros Jogos em termos de captação de patrocínio. Competições exclusivamente femininas estreiam, como ginástica rítmica e nado sincronizado.

- Jogos de Seul de 1988: o tênis de mesa estreia nos Jogos Olímpicos. O tênis volta ao programa, depois de um intervalo de 64 anos, e é aberto para profissionais.

- Jogos de Barcelona de 1992: os eventos de basquetebol masculino aceitam inscrições de profissionais. Basebol estreia como esporte, e badminton e as competições femininas de judô também são incluídas no programa.

- Jogos de Atlanta de 1996: todos os 197 Comitês Olímpicos Nacionais existentes na época participam dos Jogos Olímpicos pela primeira vez. Estreia de vôlei de praia, mountain bike, futebol feminino e a categoria de peso leve do remo.

- Jogos de Sydney de 2000: estreia do triatlo e taekwondo no programa dos Jogos Olímpicos.

- Jogos de Atenas de 2004: as mulheres estreiam nas competições de luta e sabre (esgrima).

- Jogos de Pequim de 2008: as disciplinas de maratona aquática 10km e BMX estreiam nos Jogos Olímpicos, que contaram com a participação de 204 Comitês Olímpicos Internacionais, um recorde!

- Jogos Olímpicos da Juventude (Cingapura 2010): primeiros Jogos Olímpicos da Juventude!


Nenhum comentário: