CURSO 1: Saúde Publica e da Familia -ESF- através da Ed. Física – NASF
Prof. GILDÁSIO JOSÉ DOS SANTOS- Curitiba/PR CREF9 1011-G/PR
- Delegado FIEP/CuritibaPR
- EX-Conselheiro CREF9/PR ,
- Conselheiro do Conselho Estadual de Saúde-CES/PR,
- Membro das Comissões Tematicas, Saúde da Familia/Saúde do Trabalhadors da Saúde/Orçamento e Finanças SESA/PR
Objetivo do curso: Incentivar, Orientar e como participar das ações na Saúde Publica e suas interfaces: “Participação do Profissional da Educação Física como promotor da Saúde e na Prevenção através do Programa Saúde da Família”
Conteúdos:
- Portaria ministerial 154/208 institui o Núcleo de Apoio a Saúde da Familia-NASF/1411
- Academias na Saúde da Familia e Residencia Multidisciplinar da Saúde e demais legilação Federal do CONFEF e FIEP.
CURSO 2 – Ginástica de Academia
Prof. JONATHAN FEIO – Belém-PA – CREF 0359-G/PA
- Professor de Educação Física formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) ;
- Ministrante de Workout e Convenções, com experiência em eventos Norte- Nordeste;
- Profissional Patrocinado Adidas;
- Professor da Pelé Club(Belém);
- Criador das Aulas Dance to Dance e Fit Training;
- Coordenador da Equipe Técnica Reebok – Fitness Brasil – Salvador 2008;
- Apresentador do Programa Giro + Canal 14 (Rede Tv – Belém)
Conteúdo do Curso: (Teórico e Prático)
- Metodologia e Didática para aulas de ginástica;
- Musicalidade e Variações de Treinamentos;
- Execução e Nomenclatura dos Exercícios Executados;
- Montagem e Progressões Coreográficas;
- Leitura de Planilha Coreográfica.
Modalidades Abrangentes:
Ritmos: Um curso de ginástica, que mistura a arte da dança com uma variedade de ritmos, que pode \Aser praticada por pessoas de todas as idades, promovendo alegria, diversão e bem estar através de baladas de sucesso. Curso com bases e conhecimentos da variedade dos estilos brasileiros, com fácil assimilação e adaptação pra todos os gêneros.
Fit Training: É uma aula de ginástica intervalada, realizada num trampolim elástico e utilização de pesos e halteres, com característica predominantemente cardiovascular. Esta modalidade pode ser realizada em qualquer academia não havendo necessidade de credenciamento, apenas professores.
Step Training: É uma aula/clínica de step indicada para professores e estudantes de educação física que trabalham com níveis iniciantes e intermediários. Uma oportunidade de você conhecer as novas técnicas (Didática) e combinações coreográficas, através de metodologias inovadoras e planilhas coreográficas.
Ginástica Localizada e Funcional: Aula com exercícios localizados e funcionais, com objetivo de resistência muscular localizada (RML) a partir de métodos e sistemas de treinamento variados. Com ênfase em Exercícios Abdominais (CORE) e Circuit Training.
Curso 3: TCHOUKBALL - o esporte da PAZ
Prof. NELSON SHAVALLA – Pr CREF9 -Pr, N. 0003
- Pioneiro na difusão e representante oficial da F.I.T.B. (Federação Internacional de Tchoukball no Brasil).
- Árbitro Internacional de Tchoukball.
- Técnico de Tchoukball.
- Técnico Desportivo de Futebol.
- Vice-presidente da Associação Brasileira de Tchoukball (ABTB).
- Presidente do Tchoukball Club Paraná Brasil.
- Professor da rede pública do estado do Paraná.
- Ex Conselheiro do CREF-09 PR.
- Co-Autor do: ATLAS DO ESPORTE NO BRASIL.(pag. 400)
- Professor SEM FRONTEIRAS DA FIEP – 2007/2008 /2009/2010/2011
Objetivo do curso: Reconhecer o Tchoukball como uma modalidade esportiva, co-educativa, contemplando aspectos físicos, psi-quicos, biológicos, sociológicos, sendo competitivo e sem tendência à agressividade.
Conteúdos:
- Histórico- fundamentação;
- Atividades de iniciação;
- Arremessos aos quadros;
- Formação de equipes;
- Regras simples;
- Prática do jogo.
CURSO 4: Nutrição na Atividade Física e no Desporto
Profa. SONIA MARIA BORDIN - CRN 8/198 – PR
- Phd
- Nutricionista Desportiva CRN 8/198
- Professor SEM FRONTEIRAS DA FIEP
Objetivo do curso:Informar sobre a influencia dos alimentos na pratica da atividade física e no rendimento desportivo.
Conteúdos:
- Noções dos nutrientes e processo de absorção;
- Influencia do horario de atividade e consumo alimentar
- Apoio de suplementos em atividades aeróbicas e anaeróbicas
- Esquema alimentar em treinamento e competições.
Publico Alvo – Alunos de educação fisica, nutriçao e fisioterapia.
CURSO 5 – FUTSAL – TREINAMENTO TÁTICO OFENSIVO E DEFENSIVO
Prof. Hélio Maia Queiroz – CREF: 147-G/PI
- Professor do Ifpi/Técnico Das Equipes De Futsal
- Especialista em Treinamento Desportivo – Universo/Rj
- Mestrando em Educação Física – UCB/DF
Objetivo:Proporcionar aos participantes a discussão sobre temas importantes como os fundamentos técnicos-táticos e sugestões para o comando e direção de equipes de futsal.
Conteúdo Programático:
- Fundamentos técnico-táticos ofensivos, defensivos e do goleiro
- Tática coletiva ofensiva: princípios e conceitos táticos ofensivos, sistemas ofensivos, padrões de jogo, utilização do goleiro-linha, contra-ataque e bolas paradas;
- Tática coletiva defensiva: princípios e conceitos táticos defensivos, sistemas defensivos, marcação de goleiro-linha, marcação de bolas paradas e defesas especiais.
- Jogos para desenvolvimento da inteligência tática do jogador
- Comando e Direção de Equipes de Futsal
CURSO 6-A PESQUISA CIENTÍFICA: ORIENTAÇÕES SOBRE O TEXTO CIENTÍFICO (PROJETO, ARTIGO, MONOGRAFIA, TCC).
Profa. Ana Maria da Silva Rodrigues – CRREF 0017-G/PI
- Professora e pesquisadora nas áreas de Educação Física e Comunicação Social
- Docente do Departamento de Educação Física da UFPI
- Doutora em Ciência da Informação (UFMG)
Objetivo :Conhecer a metodologia da pesquisa científica enquanto processo de produção do conhecimento científico na graduação/pós-graduação. Distinguir os caminhos da comunicação científica (publicação dos resultados da pesquisa) por meio de artigos e/ou monografia.
Conteúdo:
- Fundamentos da Metodologia Científica: ciência, pesquisa e Universidade;
- Pensar e Agir na Pesquisa: técnicas de leitura e escrita do trabalho científico;
- Elaboração do Projeto de Pesquisa: delimitações e etapas do pensar científico;
- A publicação científica na graduação/pós-graduação: artigo, monografia (TCC)
Curso 7: RECREAÇÃO E JOGOS
Profª: Rosa Maria Alves da Costa – CREF 1150-G/PA
- Professora de Educação Física. ESEF/PA
- Especialista em Danças Folclóricas - Facultadade Castelo Branco – RJ
- Especialista em Recreação - Recreation-OMNICOM-Toronto-Canadá
- Especialista em Educação Física Escolar .UNB – Brasilia
- Delegada e Relações Públicas da FIEP/PA.
- Professora Sem Fronteiras da FIEP
- Coordenadora do blog campeão do premio TOP FIEP 2010-2011
- Blog: www.edfisicasemfronteiras.blogspot.com
Objetivo do curso:
É oferecer condições teóricas e metodológicas que permitam organizar e dinamizar a recreação e os jogos independentes da faixa etária, local e recursos, permeando o currículo do espaço escolar. Neste curso, espera-se que o estudante ganhe familiaridade com os jogos regionais abordados.
Conteúdos :
- Conceituação da recreação e jogos diante da contemporaneidade;
- Jogos regionais;
- Relação teoria e prática;
- Faixa etária e seu desenvolvimento corporal nos jogos
- Dinâmicas recreativas em pequeno e grandes espaços corporativos
- Jogos cooperativos
Público – alvo: alunos de Educação física, recreadores, professores de áreas afins e interessados em geral.
CURSO 8: Aspectos da Fisiologia do Exercício na Idade Escolar e Adolescência
Prof. Julimar Luiz Pereira – CREF 0010/09-PR
- Professor das disciplinas de Atividades Físicas em Academia, Musculação e Futebol da Graduação e Pós-Graduação em Educação Física da UFPR.
- Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Treinamento Desportivo da UFPR.
- Doutorando e Mestre em Educação Física, área de concentração Fisiologia do Exercício.
- Especialista em Treinamento Desportivo e Biologia Celular
- Membro da National Strength and Conditioning Association.
- Metabolismo: relações entre anabolismo e catabolismo no tecido muscular e adiposo;
- Metabolismo Energético: comportamento das vias energéticas e mecanismos;
- Avaliação do Componente Morfológico e de Composição Corporal;
- Avaliação da Capacidade e Resistência Cardiovascular: avaliação e interpretação das respostas ao esforço aeróbio e anaeróbio;
- Avaliação do Componente Neuromuscular: avaliação e identificação dos indicadores de força muscular, flexibilidade, velocidade e potência;
- Aspectos Fisiológicos da Iniciação e Especialização Desportiva
- Crescimento Físico e suas Relações com o Esforço
CURSO 9 – Atualização do Basquetebol: do Jogo Anarquico ao Alto Rendimento Desportivo
Prof. NÚBIO VIDAL DE NEGREIROS GOMES – CREF 5 N°1573-G/CE.
- •Especialista em Técnicas Modernas do Basquetebol – Gama Filho
- •Mestre em Treino de Alto Rendimento Desportivo Basquetebol – Faculdade do Desporto da Universidade do Porto – Portugal
- •Doutorando em Treino de Alto Rendimento Desportivo
- •Professor Efetivo da Universidade Estadual Vale do Acaraú
Conteúdo:
- 1.Classificação dos Jogos
- 2.Períodos de Aprendizagem
- 3.Iniciação Desportiva método Global
- 4.Iniciação Desportiva Método Específico
- 5.Alto Rendimento Desportivo: 1 (Modelo de Jogo; Analise do Jogo; Filosofia de Jogo)
CURSO 10: DANÇA DE SALÃO NO BAILE E NA ESCOLA: Como diversão e como mecanismo educacional
Prof. MARCELO GRANGEIRO – MA – CREF:000810-G/MA
CONVIDADA ESPECIAL: Dançarina DAMYLA MARIA – São Paulo/SP
- Licenciado em Educação Física e Pós-graduando Teoria e Movimento da dança – FAMEC – PR;
- Ganhador de 02 prêmios: melhor coreografia e melhor coreográfico na 3º semana da dança – BH;
- Representante do Brasil no INTRASIT FESTIVAL em Berlim na Alemanha;
- Professor convidado do VII Dançando a Bordo, Campeões do quadro DANÇAACROBATICA no programa do Silvio Santos no SBT, e em 2010
- SE VIRA NOS 30 programa Domingão do Faustão da rede Globo.
- DANÇA DOS FAMOSOS programa Domingão do Faustão da rede Globo.
- Professor do Espaço de Dança Andrey Udiloff em São Paulo;
- Prêmio TOP FIEP como melhor profissional/professor de 2010/2011
OBJETIVOS:
Proporcionar um encontro entre pessoas que desejam fazer da dança de salão um instrumento de lazer, aprendizado e descobertas, ampliando o saber, facilitando a prática, estimulando a criatividade sem o detrimento da técnica, respeitando a individualidade e criando oportunidades para a reflexão da TEORIA e da PRATICA.
Objetivos específicos:
- Aprender a executar e a ensinar, bases do(a): Tango, Salsa, Zouk, Forró, Samba de Gafieira, Bolero e Soltinho;
- Proporcionar aos participantes momentos de integração e sociabilidade, com atividades artísticas, recreativas, lúdicas, culturais e sociais;
- Demonstrar quais as características e necessidades dos alunos e como aplicar a dança de salão em cada fase da escola;
- Vivenciar através da prática da dança de salão as possibilidades de movimentos, explorando as potencialidades e melhorando já existentes, respeitando a cultura de cada aluno e trazendo novos conhecimentos;
- Reconhecer os diferentes ritmos; -Executar os passos básicos e intermediários;
METODOLOGIA: As aulas acontecerão de forma teórica, prática, expositiva, dialogada, atividades em grupo e aula baile.
Nenhum comentário:
Postar um comentário