topfiep

sábado, 7 de abril de 2012

7º ENCONTRO DOS PROFESSORES SEM FRONTEIRAS DA FIEP DO BRASIL.


Educação Física Escolar: Conhecimento e Especificidade


INTRODUÇÃO

Esta exposição foi organizada como um convite para pensarmos juntos a Educação Física como matéria de ensino escolar. Não apresenta muitos argumentos de autoridade, ou seja, citações, etc.; ela não é uma demonstração sistemática de afirmações mas, certamente, é um apanhado de dúvidas e de algumas certezas provisórias.

Deixo registrado também nesta breve introdução que minhas aspirações acadêmicas hoje, estão mais no terreno da concordância do que naquele da discordância. São os pontos convergentes apresentados pelo meu interlocutor que se constituem em ponto de partida e não os divergentes. Esta atitude tem me permitido um enorme crescimento acadêmico e pessoal. Tenho aprendido que há muitos pontos em comum que permitem o aprofundamento das questões acadêmicas, os quais, muitas vezes ficavam submersos em discordâncias e não eram percebidos como emergentes para a compreensão da Educação Física (EF), do homem e da sociedade.

Neste lugar de conhecer haveria um respeito profundo pela inteligência do aluno, haveria a convicção de que "a inteligência dos alunos não é um vaso que se tem de encher; mas é uma fogueira que é preciso manter acesa"

Por: Carmem Lúcia Soares

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - n.2 - 1996

Turma de Educação Física Escolar-Vitória /ES
Profa. Leonor Palha Araújo.
Turma de Ed. Física Escolar.
Momento das atividades.
Atividades práticas.

Nenhum comentário: