topfiep

quinta-feira, 19 de maio de 2011

III Encontro de Gestores da Secretaria Municipal de Educação de Belém

Cada vez mais as relações sociais, sobretudo no mundo trabalho, são afetadas pelas mudanças que o mundo vem sofrendo na produção, acelerado pelo avanço tecnológico.
O empregador, seja ele privado ou público, deve ter olhos voltados para promoção e prevenção da saúde do trabalhador. Na educação não é diferente, porque todos os profissionais, que são responsáveis por um ensino de qualidade, precisam estar bem fisicamente e emocionalmente para cumprir sua carga horária de trabalho.

Com objetivo de valorizar e de garantir a qualidade de vida dos servidores da educação, no ambiente de trabalho da rede municipal de ensino de Belém, a Semec, por meio do Núcleo de Atenção à saúde do Trabalhador (NAST), está realizando hoje (19) e amanhã, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), o III Encontro de Gestores da Secretaria Municipal de Educação de Belém com o tema “rumos e desafios que permeiam a gestão escolar numa perspectiva de saúde do trabalho”.

250 gestores da rede municipal de ensino (diretores, coordenadores de UEI’S, UP’S, Coordenadores pedagógicos, secretários de escolas e diretores de departamentos da SEMEC/SEDE), participaram do primeiro dia do encontro, e tiveram a oportunidade de discutir sobre a evolução da Gestão do Trabalhador com o palestrante Gleydson Silva (advogado e administrador do Hemopa) e a Saúde Mental do Trabalhador com a Dra. Laura Nogueira (Psicóloga da Fundacentro).

Para Gleydson o “serviço público de qualidade passa pelo servidor público de qualidade. O gestor precisa se preocupar tanto com a qualificação do profissional quanto a saúde e o bem estar no ambiente de trabalho”, disse.
“A qualidade na organização do trabalho não interfere somente na saúde física do trabalhador mais na parte mental também”, falou a Dra. Laura, que acredita que todos os locais, de trabalho, devem ter um espaço onde o profissional possa expor os problemas que o aflige e, junto com os outros trabalhadores tenham condições e encontrar soluções.
Amanhã (20), os assuntos abordados serão ética, assédio moral no trabalho e legislação municipal em saúde do trabalhador.
Esse encontro faz parte do projeto de educação que a Semec vem implantando em Belém para melhorar, cada vez mais, a rede municipal de ensino e a valorização do trabalhador em educação.








Texto :ACOM/Semec: Luis Miranda - 32195441
Fotos: Rosa Costa

Nenhum comentário: