topfiep

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Curso en URUGUAY 2011





Mirta Brazeiro
MEB URUGUAY

Aprendi...

“ Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém.

Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e Ter paciência, para que a vida faça o resto.

Aprendi que não importa o quanto certas coisas sejam importantes para mim, tem gente que não dá a mínima e eu jamais conseguirei convencê-las.

Aprendi que posso passar anos construindo uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos.

Que posso usar o meu charme por apenas 15 minutos, depois disso, preciso saber do que estou falando.

Eu aprendi...Que posso fazer algo em um minuto e ter que responder por isso o resto da vida.

Que por mais que se corte uma pão em fatias, esse pão continua tendo duas faces, e o mesmo vale para tudo o que cortamos em nosso caminho.

Aprendi... Que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser, e devo ter paciência.

Mas, aprendi também que posso ir além dos limites que eu próprio coloquei.

Aprendi que preciso escolher entre controlar meus pensamentos ou ser controlado por eles.

Que os heróis são pessoas que fazem o que acham que devem fazer naquele momento, independentemente do medo que sente.

Aprendi que perdoar exige muita prática.

Que há muita gente que gosta de mim, mas não consegue expressar isso.

Aprendi... Que nos momentos mais difíceis, a ajuda veio justamente daquela pessoa que eu achava que iria tentar piorar as coisas.

Aprendi que posso ficar furioso, tenho o direito de me irritar, mas não tenho o direito de ser cruel.

Que jamais posso dizer a uma criança que seus sonhos são impossíveis, pois seria uma tragédia para o mundo se eu conseguisse convencê-la disso.

Eu aprendi que meu melhor amigo vai me machucar de vez em quando, e que eu tenho que me acostumar com isso.

Que não é o bastante ser perdoado pelos outros, eu preciso me perdoar primeiro.

Aprendi que, não importa o quanto meu coração esteja sofrendo, o mundo não vai parar por causa disso.

Eu aprendi... Que as circunstâncias de minha infância são responsáveis pelo que eu sou, mas não pelas escolhas que eu faço quando adulto;

Aprendi que numa briga preciso escolher de que lado eu estou, mesmo quando não quero me envolver.

Que, quando duas pessoas discutem, não significa que elas se odeiem; e quando duas pessoas não discutem não significa que elas se amem.

Aprendi que por mais que eu queira proteger os meus filhos, eles vão se machucar e eu também. Isso faz parte da vida.

Aprendi que a minha existência pode mudar para sempre, em poucas horas, por causa de gente que eu nunca vi antes.

Aprendi também que diplomas na parede não me fazem mais respeitável ou mais sábio.

Aprendi que as palavras de amor perdem o sentido, quando usadas sem critério.

E que amigos não são apenas para guardar no fundo do peito, mas para mostrar que são amigos.

Aprendi que certas pessoas vão embora da nossa vida de qualquer maneira, mesmo que desejemos retê-las para sempre.

Aprendi, afinal, que é difícil traçar uma linha entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber lutar pelas coisas em que acredito.”

William Shakespeare

Alunos da Escola Meu Pedacinho do Céu participam do projeto: Sacolinha da Leitura.


Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artísticas, literária e histórica, compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir sua visão diante do mundo.

Objetivos:

-Incentivar o gosto pela leitura.

-Conhecer histórias variadas.

-Ampliar o vocabulário e o conhecimento das letras.

-Reunir a famíla, possibilitando assim o diálogo, a troca, a interação e a união dos seus membros.

-Despertar ainda mais a imaginação, a curiosidade, a comunicação e a auto estima das crianças.

-Contar com a parceria das famílas ao ajudar as crianças nessa fase da alfabetização, lendo para ela e questionando sobre a leitura.



Turma do 5 ano -Alunos da Profa. Nilse Kouri


Fotos:Rosa Costa

Arraial Junino do CESE - 2011

Diversidade Cultural
As festas juninas São na sua essência multiculturais ,embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antonio, São João e São Pedro principalmente. A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triangulo ou ferrinho, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão.

As roupas "caipiras" ou "saloias" são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil como em Portugal. No Brasil. recebeu o nome de junina ( Chamada inicialmente de joanina, de São João ), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX.

Ainda antes, porém, a festa junina tinha sido trazida para o Brasil pelos Portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.


Ocê tá cunvidado para esta festança no arraiá!!!

sábado, 28 de maio de 2011

Casa - Escola da Pesca promove Ação da Cidadania .

Foi realizada neste sábado, 28, na comunidade da Ilha de Caratateua Outeiro, a Ação da Cidadania, quando foram oferecidos serviços sociais como a expedição de documentos e atividades culturais à população. Esta ação fez parte da culminância do projeto Programa de Inclusão Digital Rural.

O evento aconteceu na Casa-Escola da pesca de 9h às 14h, contou com a parceria do programa Campo Legal e da SESMA.

Equipe da Casa-Escola da Pesca.

Aline , Dr.Rosivaldo e Regina Fernandes (coord.do Projeto Campo Legal).
Silvia Mara da SESMA no momento da entrega do KIT contra a Dengue.
Atividades recreativas para as crianças.
Emissão de documentos .
Emissão de documentos

Fotos: Rosa Costa

Execução de hino será obrigatório nas escolas de Belém.

Um decreto assinado pelo prefeito Duciomar Costa na manhã desta sexta-feira, 27, tornou obrigatória a execução do hino de Belém antes do início das aulas nas escolas municipais pelo menos uma vez por semana. O objetivo, segundo o gestor municipal é divulgar, propagar e popularizar o Hino da capital paraense.

De acordo com a prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) fará a comunicação oficial da obrigatoriedade do hino a todas as escolas do município, mas cada unidade terá autonomia na escolha do dia da semana e de como será a programação com os alunos.

Durante a cerimônia de assinatura, que aconteceu na Escola Edson Luiz, no bairro do Guamá, estudantes cantaram o hino acompanhados da banda da Guarda Municipal de Belém, regida pelo maestro Eduardo Lima, e do próprio prefeito Duciomar Costa.

“Nós já cantávamos o hino nacional duas vezes na semana sempre as segundas e sextas-feiras. Acredito que com o hino de Belém, isso vá valorizar o espírito cidadão nas crianças”, prevê a diretora da escola, Sandra Parente.

A escola Edson Luis tem cerca de 1.200 alunos matriculados distribuídos em quatro turnos e recebeu a visita do prefeito pela segunda vez. A primeira foi em 2007 para conferir uma reforma no prédio.

A ida de Duciomar desta vez faz parte da série de inspeções do gestor em escolas e unidades de saúde para verificar a qualidade da estrutura e dos serviços oferecidos à população.

“Acrescentamos na merenda escolar o projeto Agricultura Familiar, dando um toque regional na merenda. Com isso conseguimos um ótimo padrão e reconhecimento como uma dos melhores do Brasil”, informou o prefeito que afirma ter sido essa uma das maiores preocupações da atual administração.

“Uma criança que não está bem alimentada, não consegue aprender direito”, explica. “Também promovemos a qualificação dos professores e estrutura física, construímos laboratórios de informática”, completou, explicando que agora é hora de ver se tudo está funcionando e dando os resultados esperados.

As visitas a locais de prestação de serviços públicos pelo município de Belém começaram na semana passada, quando o prefeito esteve na escola Palmira Gabriel , no bairro da Pedreira, e na Casa do Idoso, na Avenida Almirante Barroso. Na última sexta-feira, 20, Duciomar esteve na escola municipal Alana de Souza Barbosa, no conjunto Ariri Bolonha, e na unidade de saúde do Sideral.








Texto: Liandro Brito
Fotos: Rosa Costa

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ação do CREF14/GO-TO e da FIEP/GO


curso "As Entrelinhas do Emagrecimento - Genética, Gordura Corporal, Nutrição e Exercícios Físicos"
Com o PhD Dr RODRIGO GONÇALVES DIAS, CREF 059988-G/SP.
Doutor em Biologia Funcional e Molecular pela Unicamp/InCor (HCFMUSP); pós-doc em Genômica Funcional dos Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular e Unidade de Hipertensão do InCor (HCFMUSP) e; Pesquisador colaborador da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do InCor (HCFMUSP).
Ganhou o prêmio de melhor pesquisa do país na área de genética e cardiologia no 63º Congresso Brasileiro de Cardiologia.

Alunos da Casa - Escola da Pesca participam do Programa de Inclusão Digital Rural.



O programa busca inserir e democratizar o acesso ao mundo digital para as pessoas que vivem no campo, gerando avanços na capacitação profissional e na qualidade de vida da população rural com cursos de informática e acesso à rede mundial de computadores. lançado em 20 de maio de 2009, pelo Sistema CNA/SENAR.

O produtor, trabalhador rural e suas famílias aprendem os conceitos de informática básica, edição de texto e planilhas eletrônicas e sobre como usar a internet e o e-mail. Além disso, é ensinado o passo a passo das ferramentas disponíveis no Canal do Produtor e como utilizar, da melhor forma, as informações sobre o setor agropecuário brasileiro.

O Sistema CNA/SENAR tem tradição neste trabalho de capacitação do homem do campo. Por meio do Programa de Inclusão Digital Rural, oferecemos o conhecimento necessário para que todos saibam utilizar o computador, acessem a internet e busquem as informações que precisam para obter melhores resultados na gestão de suas propriedades rurais e negócios

Fonte:http://www.canaldoprodutor.com.br
Fotos: Rosa Costa

quinta-feira, 26 de maio de 2011

quarta-feira, 25 de maio de 2011

MENSAGEM


Quando você lê o Ágape em oração, não existe preocupação com o amanhã.

Você quer ser como os pássaros.

Vem à chuva, o sol, o mau tempo, mas eles sempre cantam.

Sabem que existe um criador que cuida deles, com amor (Ágape, amor incondicional).

Então eles se recolhem e esperam o carinho de Deus.

Quando você lê o Ágape em oração, você não pensa no amanhã, quer ser como os lírios do campo, vestem a mais fina fazenda, com cores que alegram os nossos olhos, sabem que a sua beleza pode ser passageira, mas se orgulham dela, pois suas sementes serão espalhadas pelo vento e viverão para sempre.

Quando você lê o Ágape em oração, você não quer pensar no amanhã, porque tudo tem o seu tempo, Cristo é o Senhor desse tempo, quem nos guia e cuida de tudo, não deve se preocupar com o mau tempo, com os difíceis momentos.

A nossa vida no Ágape ela não é planejada, nós deixamos na mão de Deus.

Tudo aqui é breve, estamos aqui de passagem, com o mesmo destino e somente chegará lá, quem der a direção

da sua vida a Jesus, nosso Salvador.

Quem lê o Ágape faz isso e será salvo.

E se você ainda não leu o Ágape, leia, e muitas bênçãos você receberá.

Um forte Ágape!!!!

Atividade física a um passo de ser inserida no SUS


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou em 10 de maio o Projeto de Lei 1266/07, da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), que inclui na lei do Sistema Único de Saúde (SUS – Lei 8.080/90) a atividade física como um dos fatores determinantes da saúde. Como tramita em caráter conclusivo, a proposta será enviada ao Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada pelo Plenário. A relatora, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), apresentou parecer favorável ao texto, sem análise de mérito.
Sueli Vidigal, que participou da reunião da CCJ, argumentou que a falta de menção à atividade física na lei constitui “uma falha pequena, mas inadmissível”. Ela afirma que isso se reflete nas políticas de saúde, “que deixam de considerar o exercício físico como recurso para obtenção de saúde”.

Frente Parlamentar da Atividade Física será lançada dia 18

A Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano será lançada em 18 de maio na Câmara dos Deputados. Formada por senadores e deputados federais, a Frente tem como objetivo defender as iniciativas e ações que garantam o direito constitucional da população de amplo acesso à prática da atividade física orientada por Profissional habilitado.
Para tanto, a Frente irá organizar ações e proposições legislativas que universalizem a prática de exercícios físicos e esportivos entre os brasileiros, como forma de garantir o direito constitucional à saúde e à educação. Entre os parlamentares que compõem a Frente, estarão presentes à inauguração os deputados federais André Figueiredo (PDT-CE) e Romário (PSB-RJ) e os senadores Marisa Serrano (PSDB-MS) e Cristovam Buarque (PDT-DF).
CREF14/GO-TO inaugura seccional em Tocantins

O Conselho Regional de Educação Física da 14ª Região - CREF14/GO-TO aproveitou a passagem da comitiva do projeto “Professores sem Fronteiras”, da FIEP, para inaugurar a Seccional Tocantins do CREF14/GO-TO, em 30 de abril. Instalado em Palmas, capital do Estado, o escritório vem para reforçar a presença do CREF14/GO-TO no Tocantins.
Já a partir de maio, a fiscalização será diária e permanente, pois o CREF14/GO-TO manterá um fiscal exclusivo para o Estado. Outros serviços, como convênios, parcerias, cursos, divulgação de vagas de estágio e emprego, também serão intensificados.
O endereço da nova Seccional é o Centro Comercial Wilson Vaz, 104 Sul, Avenida LO-3 nº 89, Sala 86 - Plano Diretor Sul. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (63) 3225-2694, (63) 8444-6247 e pelo e-mail crefto@cref14.org.br. O horário de funcionamento é das 13h às 18h.
Fonte: CREF14/GO-TO

TAC para 26 escolinhas de futebol em Itabuna (BA)

A fim de regularizar o funcionamento das escolinhas de futebol no município de Itabuna, a 454 Km de Salvador, e assegurar a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes matriculados nas instituições, o Ministério Público estadual, através do promotor de Justiça Allan Santos Gois, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto à Secretaria Municipal de Esporte, Conselho Regional de Educação Física (CREF) e 26 escolinhas de futebol.
Foi estipulado no TAC que as escolinhas deverão diligenciar a matrícula e acompanhamento da frequência mensal nas escolas da rede de ensino de Itabuna e solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiros nos locais onde funcionam essas escolas de futebol. Também deve ser providenciado atestado médico admissional de todos os alunos novos e dos já inscritos e providenciada a inscrição das escolinhas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e no CREF. É exigido também que nenhum jogo ou treino seja realizado em horários de aula na rede escolar dos respectivos alunos.
Clique aqui para ler a matéria na íntegra.
Fonte: MP-BA

terça-feira, 24 de maio de 2011

Xingu River-Altamira 2011

The Xingu River is a river which rises in the Brazilian state of Mato Grosso, which follows the state of Para and ends near the mouth of the river has Amazonas.O about 1870 km long.

In the region of his home to the headwaters of the Xingu Indigenous Park, the first Indian park in Brazil, being the main source of food and water for a population of about 4,500 Indians living in the Park. Constantly threatened by agricultural expansion, with consequent deforestation in the region of its main tributaries, which are all outside the Park area. The Xingu River is a tributary of the Amazon, staying on the right bank of this mighty river.
Teacher. Rosinha and Jonathan enjoying the Xingu River

Xingu River

Projeto de lei inclui profissionais de Educação Física nos concursos da área saúde

O deputado estadual Carlos Gomes (PRB) protocolou, nesta sexta-feira (20), o projeto de lei nº 176/2011, que pretende garantir a inclusão de vagas para profissional de Educação Física em concursos públicos para a área da saúde realizados pelo Estado do Rio Grande do सुल।A proposição leva em conta a crescente divulgação de estudos que revelam a relação entre o aparecimento de doenças e a falta de atividade física. Carlos Gomes também chama a atenção para o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o que justificaria a necessidade da atuação do profissional de Educação Física nos hospitais e postos de saúde. “Sabemos que o envelhecimento é um processo complexo, que envolve variações ligadas à genética, à presença ou não de doenças crônicas e também ao estilo de vida de cada pessoa. Esses fatores acabam influenciando o modo como alcançamos determinada idade. Nesse sentido, a participação em atividade física regular pode contribuir para o envelhecimento saudável”, defende.


A importância do profissional de Educação Física na saúde pública já é debatida há bastante tempo. Conforme a resolução do CONFEF nº 046/2002, Art. 1º - “O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da autoestima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo”.

Em 2008 o Ministério da saúde criou, por meio da portaria GM n°154, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), nos quais deve ser constituída um grupo de profissionais de diferentes áreas para atuar nas equipes de saúde da família.
Assessoria de Imprensa
Gabinete deputado Carlos Gomes
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
(51) 3210 2444 / (51) 9894 2901
Acesse: http://www.fiepbrasil.org

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Coliseu Academia promove o 1º Xingu Fitness - Altamira/PA

Neste final de semana foi realizado o 1º Xingu Fitness em Altamira-Pará-Brasil,promovida pela Coliseu Academia.
Cursos: Ginástica de Academia - prof. Jonathan Feio
Atividades Recreativas e Danças Folclóricas - profa. Rosinha.
Sádado a noite houve sua festa tradicional na Boite CA Hall ,com apresentação do grupo de ginástica da Coliseu e Show do prof. Jonathan Feio, apresentado pela profa. Rosa Costa.

SUCESSO TOTALLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!
Equipe da Coliseu Academia

Aula da profa. Rosinha
Aula do Prof. Jonathan Feio
Turma de atividades recreativas-Altamira/PA 2011
Turma de ginástica de academia-Altamira 2011
Prof. Jonathan Feio

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Escola Municipal leva biblioteca à praça


Com o objetivo de difundir a educação ambiental como única forma de se estabelecer a justiça, a solidariedade e o respeito às diferenças na sociedade em que vivemos é que a Escola Municipal Prof. Francisco Nunes, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Belém, realiza na Praça da Igreja dos Capuchinos, o evento A biblioteca vai à praça com o tema “A leitura como fonte dos valores humanos”.

Regina Salomão-Diretora da Escola

Para a diretora da unidade de ensino, “essa iniciativa é importante por que a escola vai além dos seus próprios muros, estamos levando a relevância da leitura para a vida das pessoas. Nossa meta é mostrar que através desse aprendizado que a leitura nos proporciona, nossa concepção em relação a novos horizontes pode melhorar”, explica Regina Salomão.

A programação inicia às 8 da manhã e consiste na abertura oficial com os Hinos Nacional e do Pará; atividades nos stands com dinâmicas de leitura com as seguintes temáticas: 1. Poesias: A arte de inebriar a vida 2. Homenagem a escola Francisco Nunes 3. Monteiro Lobato: A voz do público infantil na construção da real cidadania 4. Brincadeiras infantis: Quero brincar professora 5. Jornal e Fábulas: Uma intertextualidade perfeita 6. Contação de histórias: A arte de desvendar o imaginário.

Os participantes assistirão ainda, apresentações teatrais tematizadas na Conscientização de dona Baratinha, até os animais já pensam em preservar a água; Recordações; Água é vida; Dança da Matinta Pereira; Céu e Mar e Amanhecer, seguido por uma apresentação musical dos professores do laboratório de informática finalizando com a distribuição de brindes aos presentes e com muita música para a garotada se divertir.

SERVIÇO:

DATA: 21/05/11 (Sábado)
HORA: 8 às 11 horas
LOCAL: Praça da Igreja dos Capuchinos. TV. Castelo Branco, esquina da AV. Conselheiro Furtado