topfiep

segunda-feira, 2 de junho de 2014

VIDA E OBRA DE VICENTE SALLES SÃO TEMA DE PALESTRA NA FEIRA PAN-AMAZÔNICA


A obra literária, as pesquisas e algumas passagens dos 81 anos de vida do escritor paraense Vicente Salles foram abordadas na palestra “Olhando Vicente Salles: trajetória de vida e de pesquisa do folclorista e historiador paraense”, ministrada na tarde deste domingo (1), dentro da programação da Editora da Universidade Federal do Pará (EDUFPA), na XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém.
A historiadora e jornalista Rose Silveira conduziu a apresentação.  Ela destacou os estudos de Vicente sobre o negro no estado do Pará e expôs também parte de sua pesquisa de doutorado, concluído na Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
“É uma parte da obra que, na minha opinião, é um dos capítulos mais importantes do trabalho de pesquisa dele que rendeu o primeiro grande livro ‘O Negro no Pará’, sobre o regime da escravidão. A partir daí, ele escreveu outros grandes livros importantes para e sobre a historiografia da Amazônia relacionada ao negro. Esse é um grande  diferencial que o autor produziu, que tem muito a ver com a memória afetiva dele, com a história de vida, com a tradição do negro, a mãe de leite dele, os irmãos de criação”, enumerou Rose.
Da plateia, a viúva de Vicente, Marena Isdebski Salles, acompanhou a exposição do trabalho acadêmico. Ela se disse emocionada com a homenagem prestada pela Universidade, que além das palestras, organizou a Praça Vicente Salles, na área de exposição do Hangar. “Tem momentos que até me faltam as palavras, pois está mexendo com a minha pessoa, porque eu sei do trabalho dele, tenho consciência da grandiosidade e o que ainda está inédito, por revelar. Acho importante que a Universidade faça um trabalho de editar e revelar o que falta ser revelado da obra de Vicente. Eu acho que a gente vai ter muita surpresa”, adiantou.
Nesta segunda-feira (2), a programação em homenagem ao escritor segue com exibição do documentário “O Negro no Pará: Cinco Décadas Depois”, palestra e ainda oficina de montagem de paper toy. Confira a programação completa no site: www.feiradolivro.pa.gov.br

Texto: Ize Sena/ Foto: Mácio Ferreira (Agência Pará)

Nenhum comentário: