topfiep

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Projeto de Horta Escolar ganha visibilidade nacional.


As gravações aconteceram na Unidade Pedagógica Santo Antônio e na Escola Municipal Milton Monte.

Como exemplo de iniciativa de sucesso e satisfação, o Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia realizado pela Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), foi o tema explorado pela equipe de TV do programa Globo Cidadania, da Rede Globo, durante esta terça-feira, dia 24.

Alunos do projeto com a equipe do programa de TV da Rede Globo.

As entrevistas e imagens produzidas, desde a chegada dos utensílios usados na confecção da horta até o preparo final para o cultivo das hortaliças serão exibidas no programa. As gravações aconteceram na Unidade Pedagógica Santo Antônio e na Escola Municipal Milton Monte, localizadas na ilha do Combu.
Da saída do porto em Belém, até a chegada na U.P Santo Antônio, as belezas naturais presente nas ilhas encantaram toda a equipe do programa. "Aqui é bem diferente pela paisagem e palafitas, é muito interessante a característica rústica do lugar", observou o apresentador Max Fercondini, acrescentando o que achou da alimentação servida aos alunos. "A propósito da alimentação dos alunos, está muito boa, espero voltar e acompanhar outras experiências”, completou.
O objetivo do trabalho, é fazer com que os alunos participem de todo o processo da gastronomia, iniciando pela escolha das hortaliças, construção da horta, manipulação dos alimentos até o consumo. Paralelamente, é feito o estudo do solo, os tipos de vegetais e do clima, além da importância de cada vegetal para o crescimento saudável.
A ideia de mostrar o projeto para todo o Brasil surgiu após uma pesquisa feita pela produtora do programa, Érika Xavier, sobre ações de cunho ambiental feitas no país. O Pará é o quarto estado que vai participar da série de reportagens. “Estamos finalizando a nossa agenda de gravação em Belém, abordando as hortas suspensas por mostrar a educação ambiental no sentido de solucionar um problema dos ribeirinhos. É um projeto realizado por vários órgãos, mas que agrega muito bem as crianças na execução do trabalho”, disse Érika, referindo-se à vulnerabilidade da maré que faz constantemente, com que a água do rio chegue até onde a horta foi implantada, dentro do espaço escolar.
Diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Socorro Aquino ressaltou a importância da ação para transformar a cultura alimentar. “O projeto é muito grande, não se trata apenas de uma atividade pedagógica, ele é responsável por transformar a cultura alimentar dos alunos, que levam isso para suas casas”, diz a diretora.
O projeto vai além de uma prática pedagógica e se torna uma fonte de renda para as famílias dos alunos, afirma o presidente da Fmae, Walmir Nogueira. "A atividade vai além de uma prática de educação ambiental e nutricional. Uma vez que o aluno pode ver os resultados e se alimentar daquilo que ele mesmo produziu. Isso motiva levar a prática para dentro de casa e gerar uma nova fonte de renda para sua família", concluiu.
Texto: Aline Saavedra
Foto: Ascom Semec
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário: