topfiep

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Estudantes portugueses visitam escolas municipais de Belém.







Cheiro do Pará, cerâmica marajoara, frutas típicas como a pupunha e o ritmo tradicional do carimbó fizeram parte da recepção a alunos portugueses que visitaram na manhã desta segunda-feira, 9, a Escola Municipal Honorato Filgueiras, no bairro do Jurunas, em Belém.

A visita faz parte do projeto “Conheça o seu Município” que proporciona o intercâmbio de seis alunos, com idade entre 11 e 13 anos, e quatro professores-coordenadores da Escola Pública Miguel Torga, de Bragança, em Portugal, a conhecerem a educação, a cultura e os hábitos de alunos nas escolas públicas de Belém. No período da tarde a visita estava prevista para a Escola Municipal Edson Luís.


Durante a permanência dos alunos na escola, os estudantes portugueses puderam visitar as salas de aula, e de forma descontraída interagir com os alunos. Brincadeiras, estilos musicais, lendas, folclore, religião e claro o futebol estiveram presentes. E, em se tratando de copa do mundo, a turma se dividia quando se perguntava qual país será campeão, o Brasil de Neymar ou Portugal, de Cristiano Ronaldo.
Rivalidade à parte, a professora-coordenadora Fátima Fernandes, afirma que mesmo a escola em Portugal tendo projetos de intercâmbio, o que diferencia a visita à Belém do Pará é a possibilidade de conhecer lugares fora da Europa e realidades totalmente diferentes.

“É a primeira vez que visitamos o Brasil. E um fator positivo que já pude perceber é a simpatia e o acolhimento que os nossos alunos de Portugal estão tendo. Parece que eles já se conhecem há muito tempo, e isso é legal”. Entre as expectativas da professora ao desvendar a educação municipal está, principalmente, a educação oferecida a alunos de ilhas. “O que pretendemos é que os alunos constatem os ensinos diferentes que são oferecidos, assim como as disciplinas. O meio rural é uma realidade que nós quase não temos, e por isso a nossa expectativa é grande ao saber como é feito esse ensino nas ilhas”, completou.

A aluna paraense Danili Vitória de Souza e Souza, da Escola Municipal República de Portugal, está entre os seis alunos que acompanham os alunos portugueses. Ela afirma que a experiência está sendo ótima e de muito aprendizado. “Com certeza é uma coisa muito interessante. A gente percebe no olhar deles que coisas da nossa rotina se tornam surpreendentes pra eles. Acho que eles têm em comum com o povo brasileiro a simpatia e o acolhimento. Eu estou amando a experiência”, finalizou.

Entre os alunos portugueses, o que mais chamou a atenção foi a relação entre aluno e professor, além das atividades desenvolvidas na sala de informática. “Na minha escola eu não construo histórias em quadrinho e quando vi aqui achei legal”, disse Diogo Guerra. Já para Tomás Novo, o que chamou a atenção foi a união. “Aqui os professores são unidos com os alunos, é muito importante pra educação”, avaliou.

Além da troca de experiência entre os alunos, os professores e coordenadores das escolas Honorato Filgueiras e Miguel Torga também falaram das suas realidades na gestão escolar. Entre as maneiras em comum de gerenciar uma escola Belém e Bragança de Portugal possuem, de acordo com o exposto, várias coisas em comum.

As dificuldades em fazer com que os pais participem mais da vida escolar dos alunos e construam um plano anual de atividades escolares, onde possam propor também medidas escolares, são características em comum.

Diretora da Escola Honorato Filgueiras, Divane Brito ressalta que é necessário que as pessoas que fazem parte da escola estejam atentas para a nova configuração de família, que é composta só da mãe, ou só do pai, ou onde os avós são as referências. A experiência foi compartilhada pelos gestores portugueses que afirmam que a cidade de Bragança também está passando por alterações no seio familiar em virtude da migração para cidades vizinhas, onde um dos pais ou os dois saem da cidade atrás de emprego e os filhos acabam, muitas vezes, sendo criados por avós ou tios, por exemplo.
“Na escola hoje em dia não se ensina apenas o português e a matemática, temos que fazê-los pensar, refletir, temos que acolhê-los e dar afeto. E por fim, contribuir para a formação de um cidadão de bem”, afirmou Divane.

No final da visita à escola Honorato Filgueiras os alunos, tanto portugueses quanto os paraenses participaram de uma roda de carimbó. Nesta terça-feita,10, a visita será nas Escolas Municipais República de Portugal, na Marambaia, às 9 horas e a tarde, às 15 horas no Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci.

Texto: Aline Saavedra
Foto: João Gomes - NID Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário: