topfiep

domingo, 8 de junho de 2014

Feira do Livro encerra com show musical em homenagem à Copa.

O último dia da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, neste domingo, dia 8, será encerrado com o show “A bola pede passagem”, com os artistas paraenses Liah Soares, Almirzinho Gabriel, Gigi Furtado e Hélio Rubens. A apresentação será às 20h30, no auditório Benedito Nunes, com músicas alusivas ao futebol e à Copa do Mundo 2014.

Liah Soares, uma das cantoras, falou sobre sua apresentação. “Vou cantar ‘Touradas em Madrid’, de João de Barro, ‘País do Futebol’, de Milton Nascimento – junto com Almirzinho Gabriel – ‘Fio Maravilha’, de Jorge Benjor e ‘País Tropical’, onde todos os cantores cantarão juntos”, disse Liah.
Para a cantora, a ideia é de reunir os artistas paraenses, cada um com sua essência, ‘trocando figurinhas’ numa oportunidade de celebrar o canto paraense. “O repertório é clássico da música brasileira, contextualizando a história do nosso futebol”, afirma.

Liah confessa que não gosta de futebol, mas é contagiada a cada quatro anos pelo clima da Copa do Mundo. “Entro no clima verde e amarelo e torço sempre pro nosso futebol fazer bonito”, confidenciou.

Ela admite que suas músicas têm influências orientais e que a homenagem à influência árabe, com a escolha do Qatar como país homenageado na XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, pode ser vista em seu interesse pela música flamenca, gipsy e até mesmo em algumas de suas composições.
“O violão cigano é totalmente influenciado pela música árabe e já compus algumas músicas com essa célula rítmica. Posso dizer que a própria música nordestina – que também faz parte de minhas influências musicais – carrega em seus vocalizes e interjeições acentuados no estilo oriental”, explicou a cantora.

Serviço:
Show “A bola pede passagem”, com Almirzinho Gabriel, Liah Soares, Gigi Furtado e Hélio Rubens, neste domingo, 8, às 20h30, no auditório Benedito Nunes, dentro da programação de encerramento da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro. Entrada gratuita.

Texto: Eva Maués/ Secult-PA
Foto: Jéssica Andrade

Nenhum comentário: