topfiep

segunda-feira, 19 de março de 2012

Maratona aquática termina com dois bicampeões.

Na manhã deste domingo (18) aconteceu a última prova da maratona aquática do Campeonato Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos, realizado em Belém até o próximo dia 24. Mais uma vez o pódio teve a presença de brasileiros, dois no masculino, e Ana Marcela Cunha, que garantiu o ouro na prova de 10 km. Ela é bicampeã sul-americana, já que também ganhou o ouro na prova dos 5 km, na última sexta-feira (16).

Os atletas iniciaram a prova na Universidade Federal do Pará (UFPA) e nadaram até a Estação das Docas, ao lado do Ver-o-Peso. Durante o percurso houve duas desistências. Uma atleta do Peru, Patricia San Martin, e outro do Equador, Santiago Salgado, abandonaram a prova por volta das 11h.

Ana Marcela e Ivan Enderica Uchoa, do Equador, venceram as duas maratonas do Sul-Americano. O Brasil também esteve no pódio com Victor Colonese (segundo colocado) e Allan do Carmo (no terceiro lugar).

As medalhas de prata e bronze no feminino foram decididas na linha de chegada. A atleta da Venezuela, Yanel Pinto, e a do Equador, Nataly Caldas Calle, chegaram com milésimos de diferença, em uma disputa emocionante.

Torcida calorosa - Sobre a vitória, Ana Marcela Cunha disse que “essa conquista está de acordo com tudo que venho treinando. Este ano fiquei sem a vaga olímpica, por isso quero garantir o maior número de medalhas. A torcida paraense é muito calorosa. Sempre me emociono nos metros finais da competição, mas aqui é diferente. A vibração do povo é um diferencial".

Novamente a torcida, que vem lotando as arquibancadas do parque Aquático, se destacou na disputa das maratonas. A orla da Estação das Docas ficou lotada. Famílias aproveitaram qualquer espaço na beira da Baía do Guajará para ver os nadadores passando bem próximo.

Alan Gusmão, 33 anos, técnico em Segurança do Trabalho, foi com a esposa e o filho, e disse que não perderia por nada a experiência. “Eventos como esse são muito importantes para o Estado. Só temos a ganhar no turismo e na economia. É importante prestigiar esta iniciativa e os atletas que participam”, declarou.

Marina Lelis, 16 anos, atleta de natação do Clube do Remo, assistiu a todas as competições de natação com a mãe, Isabel Cristina, e não perdeu a maratona. Segundo ela, “é estimulante o Sul-Americano acontecendo no Pará. É um incentivo enorme para mim, para ser uma atleta melhor. Pretendo ser profissional, e um dia estar competindo e representando o Brasil em competições como essa”.

A mãe, Isabel Cristina, disse estar contente pela filha e com a organização do evento. “Fomos a todos os dias de competição no Parque Aquático, e achei tudo ótimo, bem organizado, de primeira. A minha esperança é ver minha filha entre os atletas top do Sul-Americano”, reiterou.

Marina já fez travessias como a da maratona - “nadei do Portal da Amazônia até a Estação das Docas” -, por isso conhece as dificuldades, como a forte correnteza.

Cuidado - E foi justamente a correnteza que atrasou a largada da maratona feminina. Os homens caíram na água às 09h30, quando a maré ainda estava subindo, o que os obrigou a nadar contra a correnteza nos minutos iniciais da prova.

Para evitar maiores problemas, as mulheres largaram com 10 minutos de atraso. Christine Fanzeres, supervisora da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), explicou o motivo do adiamento da largada. “O fator mais importante numa maratona aquática é a segurança. A correnteza contra inviabiliza a prova. Para isso contamos com o apoio dos bombeiros, da Capitania dos Portos e dos clubes de remo da capital”, disse ela.

Christine adiantou que haverá mais uma competição de maratona no Pará, ainda este ano. “Será uma etapa do Campeonato Brasileiro em Tucuruí (no sudeste do Estado), em 23 de setembro”, informou.

Resultado da maratona aquática – 10 km


Masculino

Medalha de ouro: Ivan Enderica – Equador – tempo: 1h53min22s40

Medalha de prata: Victor Colonese – Brasil – tempo: 1h54min26s31

Medalha de bronze: Allan do Carmo – Brasil - tempo: 1h54min46s45

Feminino

Medalha de ouro: Ana Marcela Cunha – Brasil – tempo: h47min24s62

Medalha de prata: Yanel Adriana Pinto – Venezuela – tempo: 1h48min33s94

Medalha de bronze: Nataly Caldas – Equador – tempo: 1h48min35s69

 

Texto:
Julia Garcia - Secom
Fone: (91) 3202-0912 / (91) 8847-2281
Email: juliagarcia@agenciapara.com.br

 

Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

Nenhum comentário: