A Casa Escola da Pesca, instituição vinculada à Fundação Escola Bosque, formou nesta quinta-feira, 15, mais uma turma do curso de Qualificação Profissional de Formação inicial em Pesca e Aquicultura.
A cerimônia de formatura contou com a presença de familiares dos 26 colandos, professores e autoridades responsáveis pelos projetos desenvolvidos na instituição, entre os quais, Therezinha Gueiros, titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec); Elton Braga, presidente da Funbosque; Rosivaldo Batista, idealizador da Casa Escola da Pesca; Carlos Bordalo, representante da Superintendência de Pesca e Aquicultura; Rei Oiwa, cônsul geral do Japão em Belém e Raimunda Oliveira, representante da Federação dos Pescadores do Pará.
O juramento foi proferido pelo aluno Tiago Melo, que ressaltou a prática do bom senso, honestidade e justiça aliados ao conhecimento adquirido para o desenvolvimento da profissão.
O patrono da turma, Elton Braga, destacou a importância de se manter um trabalho direcionado para a atividade pesqueira na Amazônica. Para a professora Therezinha Gueiros, titular da Secretaria Municipal de Educação, é fundamental que os governos, no papel de executivos, tenham percepção e vontade política para manter projetos deste nível.
O curso profissionalizante mantido pela Casa Escola da Pesca tem a duração média de um ano e meio. O método adotado é o sistema de alternância, no qual os alunos permanecem por 15 dias em regime de semi-internato, aprendendo as técnicas de pesca, o manuseio de equipamentos eletrônicos e a confecção de materiais de trabalho. Na quinzena seguinte, os alunos voltam às suas comunidades para praticar o que aprenderam e propor projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico das localidades
Alunos e Professores da Casa Escola da Pesca.
Aline Aarão Diretora e Rosivaldo Batista, idealizador da Casa Escola da Pesca.
Momento da cerimônia.
Texto:Lucirene Gomes/Ascom Funbosque
Fotos: Rosa Costa /Acom SEMEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário