topfiep

sábado, 31 de dezembro de 2011

Dose dupla: São Silvestre e réveillon se despedem com estilo de 2011.


A 87ª edição da prova tem recorde de inscritos e mudanças no percurso. Amadores e profissionais revelam como vão passar a virada do ano.

Fim de ano é época de muitos eventos e, para 25 mil corredores, o último dia de 2011 terá duas grandes festas: a Corrida de São Silvestre e a chegada do ano novo. A competição terá largadas às 15h, com os cadeirantes; às 17h10m, com o pelotão feminino; e, finalmente, às 17h30m, a elite masculina seguida de todos os outros inscritos. A principal prova do ano, que faz parte do calendário do Verão Espetacular, será transmitida ao vivo pela TV Globo, às 17h, e em tempo real pelo GLOBOESPORTE.COM, a partir das 14h.

Por Luisa Prochnik
Rio de Janeiro

A 87ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre trará novidades. A largada continua na Av. Paulista, mas a chegada, que era no mesmo local, foi transferida para o Obelisco, próximo ao Parque do Ibirapuera. Com essas alterações, a prova contará com dois novos pontos de descida.

A mudança dividiu opiniões. Fato é que muitos resolveram avaliar a São Silvestre versão 2011 e o recorde de inscritos foi batido. O grande nome da prova é o brasileiro Marílson Gomes dos Santos, principal fundista do país. Atual campeão, ele vai em busca do tetra. No entanto, as mudanças no percurso, segundo o próprio corredor, tirarão dele a vantagem de anos anteriores, quando o conhecimento do trajeto o deixava ainda mais favorito à vitória.

O novo percurso não é o único obstáculo de Marílson. O brasileiro Damião Ancelmo de Souza disse que descerá “embalado” na busca pelo pódio. Os quenianos, mesmo pegos de surpresa com as mudanças, afirmaram que isso não tira a força deles.

corrida Marilson São Silvestre 2011 (Foto: Marcelo Machado de Melo / Ag. Estado)
Marílson: favorito, mas desconfortável com novo
percurso (Foto: Marcelo M. de Melo / Ag. Estado)

O principal nome do país africano é Martin Lel, tricampeão da Maratona de Londres. Os outros destaques são Duncan Kibet, Mathew Kisorio, Barnabas Kiplagat Kosgei, Mark Korir. Além do Quênia, a elite masculina conta com atletas de Portugal, Tanzânia, Etiópia, Marrocos, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai. Caso Marílson conquiste o tetra ou qualquer outro brasileiro vença, o país se igualará ao Quênia, com 12 vitórias cada, desde que a corrida tornou-se internacional.

Mais desfavorável é o placar na elite feminina. São oito vitórias quenianas contra apenas cinco brasileiras. A força do Quênia está em três nomes principais: Eunice Kirwa, Prisca Jeptoo e Nancy Kiprop. Destaque também para a marroquina Samira Raif e para a etíope Yime Wude Ayalew, campeã de 2008.

No pelotão nacional, a torcida vai para Adriana Aparecida, campeã da maratona no Pan de Guadalajara-2011; Cruz Nonata, Marily dos Santos e Lucélia Peres, vencedora da São Silvestre em 2006.

Resultados do feminino - de 1975 até 2010:
1º - Quênia - 8
2º - Portugal - 7
3º - Brasil - 5
4º - México - 4
5º - Alemanha - 3
6º - EUA - 2
Equador - 2
Etiópia - 2
9º - Dinamarca - 1
10º - Iugoslávia - 1
11º - Sérvia/Montenegro - 1

Resultados do masculino - 1945 até 2010 :
1º - Quênia - 12
2º - Brasil - 11
3º - Bélgica - 6
Colômbia - 6
5º - Equador - 4
México - 4
Portugal - 4
8º - Argentina - 3
9º - Chile - 2
EUA - 2
França - 2
Inglaterra - 2
Iugoslávia - 2
14º - Alemanha 1
Costa Rica - 1
Etiópia - 1
Finlândia - 1
Tchecolosváquia - 1
Uruguai - 1

info São Silvestre 2011 - 2 (Foto: ArteEsporte)Confira as alterações no percurso da São Silvestre (Foto: ArteEsporte)

Nenhum comentário: