topfiep

sábado, 18 de dezembro de 2010

JOGOS E BRINCADEIRAS-Rondonia 2010

1. ESTAFETA COM A BOLINHA DE PAPEL
Material: Papel crepom ou manteiga, pregador de roupa ou dentadura, copo
Objetivo: Coordenação motora fina, equilíbrio, lateralidade, agilidade.
Faixa etária: A partir de quatro anos
Desenvolvimento: Transportar as bolinhas de papel com a dentadura ou pregador de roupa até o copo colocado a uma determinada distância.
2. PESCARIA

Material: Vara e anzol adaptado, dados de chaveiro
Objetivo: Matemática (numeral, mais e menos, quantidade).
Faixa etária: A partir dos quatro anos
Desenvolvimento: Pescar e transportar os dados até um local determinado, ao fial contar quem transportou mais dados, quem transportou menos, qual o número correspondente a maior quantidade.
3. CANELEIRAMaterial: Caneleira de TNT e cadaço
Objetivo: Coordenação motora fina, atenção, concentração, agilidadeFaixa etária: A partir dos 5 anos
Desenvolvimento: Dividir a turma em equipes, com um membor de cada equipe sentado em uma cadeira, cada equipe ganhará uma caneleira e um cadaço. Ao sinal (música) o primeiro de cada equipe deverá correr até o colega que está sentado e colocar a caneleira nele. Este levanta-se retira a caneleira e leva até o próximo colega da equipe e aquele que pos a caneleira senta-se e o que ficou com a caneleira deverá retira-la correr e entregar ao próximo colega da turma que dará continuidade a atividade.
4. CIRCUITO DE GARRAFAS
Material: Garrafas
Objetivo: Concentração, agilidade, atenção, noção espaço temporal, lateralidade, coordenação
Faixa etária: A partir dos 4 anos
Desenvolvimento: Colocar as garrafas em fileiras, distantes aproximadamente um metro, escolher algumas crianças para sair da sala, vai trazendo de uma em uma. Quando a criança entra pede-se que ela ultrapasse as garrafas sem derrubá-las, em seguida pede-se que ela ande novamente prestando muita atenção, pois na próxima vez será de olhos vendados. Em seguida venda-se os olhos da criança retira as garrafas e pede-se que as outras crianças oriente a que está com olhos vendados para que ela não derrube as garrafas e verifica-se o cuidado e a orientação dos colegas. Depois retira-se a venda e mostra-se que não haviam garrafas. E chama-se o próximo participante e segue a atividade.
5. LANÇAMENTO DE ARGOLAS
Material: Argolas de corres diversas, pino
Objetivo: Coordenação motora, concentração, pontaria
Faixa etária: A partir do 4 anos
Desenvolvimento: Organizar a turma em equipes, cada equipe ganha um pino e dez argolas. Verifica-se qual equipe conseguirá atingir maior pontuação colocando as argolas no pino.
Variação: Trabalhar matemática, atribuindo uma pontuação diferente a cada cor de argola. Diferenciação de cores solicitando que as crianças lancem apenas uma cor determinada.
6. BOLA AO CESTO
Material: Bolas, sacos de coar café
Objetivo: Coordenação motora, concentração, pontaria, noção espaço temporal, lateralidade
Faixa etária: A partir dos 4 anos
Desenvolvimento: Turma organizada em dupla distribuir um saco de coar café a cada participante e uma bolinha a cada dupla. As duplas deverão lançar a bolinha no saco do colega: com a mão direita, depois com a esquerda, distantes a uma pequena distância e ir aumentando a distância progressivamente.
7. ESTAFETA COM BOLA DE ISOPOR
Material: Bolinhas de isopor, canudinhos e travessas
Objetivo: Fortalecer o pulmão, coordenação motora, atenção, agilidade, velocidade
Faixa etária: A partir dos 4 anos
Desenvolvimento: Turma organizada em equipe, cada participante ganha um canudinho e cada equipe 10 bolinhas de isopor e duas travessas. A equipe deverá transportar as bolinhas de isopor, presas aos canudinhos pela respiração, de uma travessa a outra.
8. JOGO DOS DADOS
Material: Dados e copos
Objetivo: Matemática, cores
Faixa etária: A partir dos 4 anos
Desenvolvimento: Turma organizada em grupos, cada grupo receberá três dados e um copo. Cada grupo deverá cobrir os dados com o copo e arrastá-lo de um lado ao outro depois verifica-se a pontuação formada e as cores que apareceram e segue-se a atividade como o próximo do grupo mexendo o copo. Nos de mais escolaridade vai-se anotando a pontuação formada e verifica-se quem formou mais pontuação.
9. JOGO DO EQUILÍBRIO
Material: Uma argola com vários cordões coloridos amarrados nela
Objetivo: Agilidade, flexibilidade, resistência
Faixa etária: A partir dos 4 anos
Desenvolvimento: Cada participante pega um (ou dois) cordão ficando dois sem cordão. Os dois participantes deverão passar por debaixo dos cordões sem tocá-lo. Segue-se reduzindo a altura dos cordões e quando dos dois participantes ao passar tocar nos cordões serão substituídos.
Variação: apenas dois participantes seguram os cordões e faz-se um pular corda. Da mesma forma faz-se a atividade do ‘’vai, vai passando’’.
10. Jogo da velha
Material: Quatro fitas, cinco dados e cinco caixas de fósforos (para cada dupla)
Objetivo: Atenção
Faixa etária: A partir dos 4 anos
Desenvolvimento: Cruza-se as faixas formando o jogo da velha, as duplas tiram par ou ímpar para definir quem começa jogando e cada participante vai jogando e marcando ponto.
11. JOGO DAS FRUTASMaterial: Bandejas, frutas e verduras variadas (de plástico)
Objetivo: Ciências, matemática, habilidades motoras
Faixa etária: A partir dos 4 anos
Desenvolvimento: Turma organizada em equipes coloca-se as frutas e verdura em um canto do espaço e uma bandeja para cada equipe colocada a uma determinada distância. Os participantes deverão transportar as frutas e verduras uma a uma para a sua bandeja, quando ao término cada equipe conta quantas frutas e quantas verduras cada equipe transportou. Depois o professor dirá quantos portos vale cada fruta e cada verdura e as equipes vão somando sua pontuação. Em seguida perguntas as equipes, qual fruta tem o maior caroço, quais são doces, quais são azedas, como sabe-se se determinada fruta ou verdura esta madura. Essas variações vão depender da faixa etária dos participantes.
12. BRINCADEIRA DO BALÃOMaterial: Um balão e um lápis hidrocor para cada participantes
Objetivo: Respiração, coordenação motora fina, memória, concentração, matemática
Faixa etária: A partir dos 4 anos
Desenvolvimento: Distribuir um balão para cada participante, solicitar que eles o encham e esvaziem-no, encham-no e com ele ceio escrevam nomes de frutas. Após cinco minutos verifica-se quem conseguiu escrever mais nomes. Em seguida verifica-se qual o primeiro nome de fruta que cada participante escreveu perguntando que a escreveu também, caso alguém não tenha escrito esse nome o participante marca um ponto, segue e ao final verifica-se quantos pontos cada um marcou.

Nenhum comentário: