topfiep

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

IV Mostra da EJA recebe mais de mil visitantes no IAP








A equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou a IV Mostra Científica e Cultural "Ter, Ser, Saber", nesta sexta-feira (17), no Instituto de Artes do Pará (IAP). O evento recebeu mais de mil visitantes no espaço.

Visitantes observando as apresentações

“O objetivo da Mostra é divulgar o conhecimento científico e cultural construído nos espaços educativos da Rede Municipal de Ensino promovendo a socialização de vivências e experimentos da EJA e de projetos vinculados à Semec”, explica a coordenadora da EJA e professora, Ana Luzia Braga.
A programação do evento contou com 15 apresentações entre danças, declamações de poesias e ritmos. Além disso, a Mostra reuniu 36 estandes sobre escritores, leitura, meio ambiente, saúde, matemática e direitos humanos.

Estande da Escola Anna Borreau Mininéia, em Mosqueiro

Profª da Escola Anna Borreau, Adrielly Pinheiro

A professora de Ciências da EJA na Escola Anna Borreau Mininéia, em Mosqueiro, Adrielly Pinheiro, fala um pouco sobre o projeto exposto na Mostra. “O nosso tema é ‘Reciclando para aprender’ e escolhemos esse assunto porque a Escola desenvolve um projeto de Educação Ambiental, visando apoiar a sustentabilidade. Com base nisso, os alunos da EJA ficaram responsáveis em confeccionar vários tipos de objetos em materiais reciclados. Para isso utilizaram garrafa pet, lista telefônica velha, restos de EVA, isopor, madeira e pano”, explica.

Aluno Wallacy Pamplona, da Escola Anna Borreau, com árvore de Natal feita em material reciclado

Para Wallacy Pamplona, 17 anos, a Mostra é uma oportunidade de expor o talento de cada aluno. “Esse evento da EJA é bom porque podemos divulgar nosso trabalho e ajudar as pessoas a terem consciência em preservar o meio ambiente, incentivando também, pessoas que trabalham com materiais reciclados, como a gente”, observa o aluno da Escola Anna Borreau, em Mosqueiro.

Profª Ana Luzia Braga, Coord. da EJA

Ao final, a coordenadora da EJA fez um balanço positivo do evento. “Depois de tudo concluído podemos afirmar que a nossa avaliação sobre essa 4ª edição da Mostra é positiva. Isso por que cerca de 90% das escolas participaram socializando as experiências realizadas dentro do espaço educativo, além do sucesso de público. A Mostra recebeu mais de mil pessoas e isso é muito bom e importante, pois temos certeza que cada pessoa que nos visitou apreciou o trabalho dos nossos alunos e professores e pôde levar algo de bom para casa dentro dos assuntos abordados aqui”, finaliza Ana Luzia Braga.

Texto: Ana Paula Pereira/ACOM
Fotos: Rosa Costa/ACOM

Nenhum comentário: