topfiep

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Sucesso dos I Jogos Escolares Municipais da SEMEC

O Departamento de Educação Física-DEF da Secretaria Municipal de Educação-SEMEC, realizou os I Jogos Escolares Municipais – JEM ’s, nos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro estabelecendo um marco fundamental para a educação pública municipal em Belém. O Cerimonial de Abertura aconteceu no Ginásio da Escola Superior de Educação Física, mobilizando vinte e oito Escolas Municipais e quatro Unidades Pedagógicas, representadas por seus pavilhões ao som da Banda de Fanfarra da EMEF. Maria Luiza Pinto do Amaral.

Banda de Fanfarra da EMEF. Maria Luiza Pinto do Amaral.

Compareceram e foram inscritas as Escolas Municipais ABEL MARTINS; AMÁLIA PAUNGARTTEN; ANTÔNIO CARVALHO BRASIL; AVERTANO ROCHA; CIRO PIMENTA; CORDOLINA FONTELLES; DONATILA SANTANA LOPES; EIDORFE MOREIRA; ERNESTINA RODRIGUES; FRANCISCO NUNES; GABRIEL LAGE e a UP. NOSSA SENHORA APARECIDA; HELDER FIALHO DIAS e as UPs. FIDÉLIS e TUCUMAEIRA; JOÃO NELSON RIBEIRO; JOSINO VIANA; LAIS ADERNE; LAURO CHAVES; LICEU MESTRE RAIMUNDO CARDOSO; MANUELA FREITAS; MARIA LUIZA PINTO DO AMARAL; MARIA MADALENA RAAD; MAROJA NETO; OLGA BENÁRIO e a UP. OLGA BENÁRIO; PADRE LEANDRO PINHEIRO; PARQUE AMAZÔNIA; REMÍGIO FERNANDEZ; ROTARY; TERESINHA SOUZA e THEODOR BADOTTI.

A abertura oficial foi proferida pela senhora Secretária Municipal de Educação, professora Therezinha Moraes Gueiros, após o acendimento da pira olímpica pela aluna do Liceu Escola Raimundo Cardoso, Marcilene Rodrigues Oliveira. O aluno da Escola Amália Paungartten, Romário Sales de Morais, fez o juramento. Em seguida, a apresentação do grupo de Grupo HIP-HOP da EMEF Cordolina Fontelles de Lima dando início à programação cultural, seguindo-se do Grupo de Dança da EMEF. República de Portugal, e a sensacional Banda de Fanfarra da EMEF. Maria Luiza Pinto do Amaral.

Therezinha Moraes Gueiros (Secretária Municipal de Educação) e Elizabeth Pessôa (Coord. DEF)

Os objetivos principais dos Jogos Escolares, assinalados em seu Regulamento, foram plenamente alcançados. Percebeu-se, pelo quantitativo de alunos participantes, ao todo 3.380 inscritos nas competições, o gosto pela prática esportiva em competições formais, a integração entre os alunos das escolas municipais dos Distritos de Belém, e o expressivo crescimento pelas experiências em variadas modalidades esportivas.A SEMEC, além de fornecer o material de qualidade para todas as escolas inscritas nas competições, também garantiu lanche e transporte para todos os participantes. Entre as modalidades de quadra o destaque foi para o futsal, o basquete, handebol e vôlei, além do tênis de mesa, queimada, futebol de campo e de areia. O atletismo contou com 235 inscritos em provas de campo e pista.

Os Jogos foram realizados nas quadras cobertas de 06 escolas municipais, um espaço cultural, dois campos de futebol (da UEPA e do Cruzeiro, em Mosqueiro) e uma pista de atletismo envolvendo alunos de todos os distritos. As Escolas Amália Paungartten do Distrito do Guamá, Cordolina Fontelles do Distrito do Bengui, Donatila Santana Lopes do Mosqueiro, Josino Viana do Distrito da Sacramenta, Avertano Rocha de Icoaraci, Escola Eidorfe Moreira de Outeiro, Espaço Cultural Altino Pimenta, no Distrito de Belém, também no campo de futebol e na pista de atletismo da UEPA.

A última modalidade do cronograma esportivo recebeu o apoio incondicional da Federação Paraense de Atletismo, com a presença do presidente e da vice durante as corridas de 100 e 200 metros e do salto em distância. O fascínio das crianças e dos adolescentes foi tão grande diante da pista de atletismo que houve necessidade de abrir inscrição para atividades extras para os saltos e as corridas propiciando novas experiências a todos.A premiação será o próximo passo, com o envio de medalhas para as escolas premiarem seus alunos participantes e também o envio dos troféus para cada escola inscrita.

A avaliação dos primeiros jogos tem um saldo bastante positivo para a equipe do DEF, pelos professores de Educação Física, pelas diretoras, pais e alunos, todos realmente muito felizes em construir este divisor de águas para a Educação do município. Não há nada mais gratificante do que reunir crianças e jovens estudantes e seus professores. O Departamento de Educação Física da SEMEC quer e pretende investir em uma formação plena dos alunos porque sabe a importância do esporte educacional para o processo de crescimento do desenvolvimento intelectual, afetivo, moral e cognitivo do indivíduo. Conquista importante, para a plena cidadania. Até breve. Até os II Jogos Escolares Municipais em 2011!

Texto: Profª. Drª Elizabeth Pessôa Gomes da Silva

Fotos: Rosa Costa

Nenhum comentário: