topfiep

sábado, 13 de novembro de 2010

CURSO DE JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES


O LIBERAL, Belém 12 de Novembro de 2010

* Ana Paula Pereira

A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Com base nisso é que a Professora Rosa Costa, conhecida como Rosinha, desenvolve ações com temáticas de Jogos e Brincadeiras.

Formada pela Escola Superior de Educação Física do Pará, Rosinha é Professora de Educação Física e Delegada no Pará da Federação Internacional de Educação Física – FIEP, a qual faz parte do Projeto Professores sem Fronteiras. Leciona aulas há 21 anos e é especialista em Danças Folclóricas pela Faculdade Castelo Branco/RJ, Educação Física Escolar na Universidade de Brasília/Brasília e em School Recreation pela Omnicon/Toronto.

A professora realiza um trabalho direcionado para estudantes com o objetivo de levar conhecimentos teórico-práticos na área de atividades recreativas com direcionamento para Jogos e Brincadeiras Populares que estimulam a criatividade sustentável utilizando materiais alternativos, ou seja, recicláveis.

Ela desenvolve sua didática de forma divertida, dinâmica, prática, econômica e criativa. Articula brincadeiras com caixas de fósforo, por exemplo, para mostrar aos educadores várias maneiras de ensinar disciplinas como Português, Matemática, Ciências e Arte, tudo isso com um pequeno objeto. A caixa de fósforo. Por aí tem-se uma noção da sua desenvoltura na área.

Com a dinâmica exercida nas atividades, a educação torna-se prazerosa e dessa forma Rosa Costa desempenha um trabalho que desenvolve equilíbrio, coordenação motora fina e grossa, lateralidade, arremesso, sistema respiratório, percepção, interdisciplinaridade, expressão corporal e os cinco órgãos do sentido.

Nenhum comentário: