topfiep

sábado, 11 de outubro de 2014

Manto do Círio 2014 tem inspiração no achado da Imagem Original.

Um dos momentos mais esperados da Festa de Nazaré acaba de acontecer. Logo após a missa das 18h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, foi apresentado o manto que envolverá a Imagem Peregrina nas procissões do Círio 2014. O Manto deste ano foi criado pela estilista Stela Rocha, de 75 anos, e tem inspiração no achado da Imagem e na Basílica Santuário de Nazaré.
O fundo do Manto é recoberto de pérolas que simbolizam o orvalho presente no manto da imagem, quando encontrada por Plácido. No centro, há raios em degrades de azul, que formam o céu onde está Maria. Contornando os raios, há um terço formando quase um relicário. No cerne, está uma coroa com 12 estrelas, recordando a imagem do Apocalipse: “Apareceu em seguida um sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e, na cabeça, uma coroa de doze estrelas” (Ap 12, 1).
No terço do manto de 2014, as “Ave-Marias” são representadas por pequenas rosas em madrepérola, tornando presente a história do Rosário. A história de nossa salvação se encontra no Santo Rosário, pois nele meditamos os mistérios de alegria, de luz, de dor e de glória de Jesus e a participação de Maria. A repetição das Ave-Marias é uma agradável e suave cantilena a nos embalar, conduzindo-nos a contemplar e meditar os momentos mais importantes do mistério da salvação. Assim como a rosa é a rainha das flores, assim também o Rosário é a rosa e o primeiro dos atos de piedade.
Percorrendo todo o barrado do manto estão as folhas de acanto e a flor de lis, utilizadas nas ornamentações desde os tempos antigos e medievais, numa alegoria ao triunfo e à vitória de quem soube vencer os espinhos e a vitória sobre as provações da vida e da morte. Seu simbolismo envolve também os espinhos da planta, pensando no Cristo que venceu a morte. E, concluindo todo o simbolismo do Manto, temos o broche que o fecha. Este faz uma releitura do ornato conhecido como “Glória”, envolto com suas nuvens e anjos, arrematado por uma pedra da cor do Sol, cujo o brilho nos convida a conhecer a luz de Cristo.
Fonte:http://www.ciriodenazare.com.br/noticias

Nenhum comentário: