topfiep

sábado, 18 de outubro de 2014

Devotos homenageiam Nossa Senhora na Ciclo Romaria, em Belém.

 Devotos homenageiam Nossa Senhora na Ciclo Romaria, em Belém.
 Devotos homenageiam Nossa Senhora na Ciclo Romaria, em Belém.

Sétima romaria oficial do Círio de Nazaré percorreu 13 quilômetros.
Na tarde deste sábado, 18, ocorre a Romaria da Juventude.

Do G1 PA
Ciclo Romaria Círio de Nazaré (Foto: Reprodução/TV Liberal)
Ciclo Romaria reuniu milhares de fiéis
(Foto: Reprodução/TV Liberal)
Cerca de sete mil ciclistas prestaram homenagens a Nossa Senhora de Nazaré na manhã deste sábado (18), em Belém, durante mais uma edição da Ciclo Romaria. A sétima romaria oficial do Círio percorreu 13 quilômetros e passou por diversos bairros da capital, onde recebeu o carinho de centenas de fiéis.
O ciclista Paulo Maia conta por que participou da romaria. "Ah, eu vim para agradecer todas as bênçãos, as graças alcançadas e para homenagear Nossa Senhora". Já o servente Raimundo Jerônimo enfeitou vários barquinhos com nomes de familiares para também demonstrar o carinho pela padroeira dos paraenses e agradecer. "Foram dois meses de ornamentação. Tem um com o nome da minha filha, que quase perco no parto, também tem um com o nome do meu irmão", diz o devoto.
A passagem da imagem peregrina foi esperada na frente de paróquias e casas. A romaria, que está entre as mais recentes da programação do Círio de Nazaré, começou bem pequena, mas a cada ano agrega um maior número de fiéis. "Na primeira procissão, tinham 200 bicicletas. Criamos a romaria pelo grande número de bicicletas que sempre participaram da Romaria Rodoviária e do Traslado. Ao longo do percurso, muitas bicicletas vão se unindo a nós para prestar suas homenagens", declarou o diretor de procissões Kleber Vieira.
História
Criada em 2004, a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e a Associação dos Ciclistas de Icoaraci, a Ciclo Romaria é uma das mais novas procissões e tem atraído um número cada vez maior de devotos que rendem venerações a Maria Santíssima, ao longo dos anos.

Percurso
Saída da Praça Santuário, seguindo pelas avenidas Magalhães Barata, José Bonifacio, José Malcher, 09 de Janeiro, Antonio Barreto, Doca de Souza Franco, Domingos Marreiros, Alcindo Cacela, José Malcher, Dr. Moraes, Braz de Aguiar, Serzedelo Correa, Gentil Bittencourt, 3 de Maio, Conselheiro Furtado, Generalíssimo Deodoro, Rua dos Caripunas, Quintino Bocaiúva, e retorno na Av. Nazaré, rumo à Praça Santuário.

Nenhum comentário: