topfiep

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Devotos louvam a padroeira no Círio de Nazaré em Belém

Mais de 2 milhões de pessoas participaram da procissão.
Esta foi a 222ª romaria em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

Thais Rezende e Natália Mello
Do G1 PA
Berlinda chegou a Praça Santuário no final da manhã, encerrando a procissão do Círio.  (Foto: Natália Mello/G1)Berlinda chegou a Praça Santuário no final da manhã, encerrando a procissão do Círio. (Foto: Natália Mello/G1)
Fé e devoção foram os sentimentos que moveram mais de 2 milhões de pessoas na procissão do Círio de Nazaré pelas ruas de Belém, no Pará, neste segundo domingo de outubro (12). A berlinda chegou à Praça Santuário, onde é celebrada uma missa que marca o encerramento da procissão às 11h45. Durante o trajeto de 3,6 km percorridos da Catedral de Belém até a Praça Santuário, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré recebeu homenagens de católicos que transformaram as ruas da capital paraense em um mar de gente, que rezando e catando fizeram da edição 222 do Círio de Nazaré emocionante.
Com o tema “Ensina teu povo a rezar”, os fieis agradeceram graças alcançadas e pediram a intercessão da Rainha da Amazônia em causas consideradas impossíveis. A devota Michele Ferreira participou da caminhada levando uma criança de cera, que representa o filho doente.
Milchele e o marido têm fé que o filho será curado. Círio Belém (Foto: Natália Mello/G1)
Milchele e o marido têm fé que o filho será curado.
(Foto: Natália Mello/G1)
“Meu filho tem 10 anos, com 4 o médico diagnosticou ele com sopro cardíaco. O médico disse que ele precisava fazer uma cirurgia para colocar uma prótese, pois a válvula dele é deformada. Quando eu saí do hospital eu fui até a Basílica e fiz a promessa para que ela intercedesse... Pedi para que saia tudo bem ou até mesmo, pela minha fé, para que ele seja curado e não seja preciso fazer a cirurgia. Já são 6 anos que eu trago essa imagem”, conta emocionada.
Há 17 anos, o Círio do pedreiro Elinaldo Marques é diferente. Ele é um promesseiro que puxa a corda atrelada a berlinda que leva a imagem peregrina. Em 2014, ele soltou a corda no início da avenida Nazaré por conta de uma dor no joelho. O que seria um sacrifício é considerado uma honra para Elinaldo. “Por causa de uma graça alcançada, que eu não posso contar, quero acompanhar o Círio o resto da minha vida. Essa é uma maneira de estar perto de Nossa Senhora de Nazaré”, afirma.
Quem vem de outros estados se impressiona com a grandiosidade da festa religiosa, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade e considerada a maior procissão católica do mundo. A médica Karla Souto mora em São Paulo, mas é paraense. Ela acompanha a procissão com uma casa na cabeça, agradecendo a Nossa Senhora de Nazaré por ter comprado uma casa no Pará, no estado dela. “Por mais que eu more a há muito tempo fora, eu faço questão de morar aqui”, afirma.
Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é conduzida na Berlinda. (Foto: Alexandre Yuri/ G1)Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é conduzida na Berlinda. (Foto: Alexandre Yuri/ G1)
Tradição
O Círio de Nazaré iniciou por volta das 6h20, após o arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira presidir uma missa na Catedral de Belém. A procissão deste domingo é a sexta e mais importante das 12 romarias oficiais da quadra nazarena.

A primeira procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré saiu na tarde do dia 8 de setembro de 1793. O Círio passou a ser realizado pela manhã em 1854, devido as fortes chuvas que aconteciam à tarde. A partir de 1882, o bispo Dom Macedo Costa, de comum acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Ferreira Carneiro, resolveu que o ponto de partida seria a Catedral da Sé, o que acontece até os dias atuais.
“O Círio de Nazaré jamais poderá ser retirado do calendário do Brasil e do mundo. Isso é um presente, poder entrar no coração dos paraenses e cantar o que um mineiro sente no Círio. Quanto mais eu venho aqui, mais eu me identifico com essa terra, com essa festa e com o povo”, disse o padre Fábio de Melo, que este ano participou da procissão na Varanda de Nazaré junto com outras celebridades.
Devotos levam promessas de cera na procissão. (Foto: Alexandre Yuri/ G1)
Devotos levam promessas de cera na procissão.
(Foto: Alexandre Yuri/ G1)
São inúmeros os milagres atribuídos pelos cristãos à Nossa Senhora de Nazaré. O primeiro conhecido no mundo foi o relatado pelo fidalgo português Dom Fuas Roupinho, que ao invocar a Virgem foi salvo da morte. Como agradecimento de alguns desses milagres, são levados no Círio carros onde os romeiros depositam seus objetos de promessas que carregam durante a procissão.
O jovem Leonardo paixão participa de um grupo de oração chamado “Jesus”, da Paróquia de Santa Edwiges. O estudante acompanha o Círio ajudando os promesseiros.
Segundo Leonardo, o que move ele é ajudar outras pessoas a cumprirem suas promessas. Ele está acompanhando um senhor que está vindo de joelhos desde a Igreja da Sé. “É como se a promessa deles fosse minha também. Quando a gente ajuda as pessoas, a gente se sente melhor. Então, a força que eu tenho, tento passar para eles, para que eles cumpram até o fim, a promessa deles e assim eu cumpro a minha”.
Círio de Nazaré. Cerca de 2 milhões de pessoas participaram do espetáculo religioso em Belém.  (Foto: Tarso Sarraf/ O Liberal)Cerca de 2 milhões de pessoas participaram do espetáculo religioso em Belém. (Foto: Tarso Sarraf/ O Liberal)
Círio 2014
Durante o trajeto pelas avenidas Presidente Vargas e Nazaré, Nossa Senhora de Nazaré recebeu várias homenagens de empresas públicas e privadas como queima de fogos e apresentações culturais.

Homens da Marinha, Exército e Polícias Civil e Militar trabalharam para garantir a segurança dos romeiros desde os primeiros instantes da romaria. De acordo com o diretor de procissões, Kleber Vieira, o único contratempo foi o fato de a corda ter sido cortada antes do fim da procissão.
Círio de Nazaré, Avenida Nazaré, Belém (Foto: G1 PA / Alexandre Yuri)
Promesseiros acompanharam a procissão na corda.
(Foto: G1 PA / Alexandre Yuri)
“Se trabalha para chegar com a corda toda atrelada, a gente tenta resgatar a vontade do promesseiro, que é puxar essa corda e levar a berlinda. Infelizmente a corda foi cortada, primeiro foi o núcleo da cabeça, depois a estação 5, em seguida cortaram as estações quatro, três e um. E isso fez com que os guardas fossem espremidos pela a população, pessoas se machucaram”, afirmou.
Na avaliação do Arcebispo Auxiliar de Belém, Dom Teodoro, o Círio foi marcado pela emoção. “Mais emoção, cada vez mais gente, e certamente isso reflete na experiência acumulada de todos os outros anos, já é o Círio de 222! Que Nossa senhora nos acompanhe e nos abençoe”, afirmou.
Círio 222 enecerrou com missa na Praça Santuário. (Foto: Natália Mello/G1)Círio 222 encerrou com missa na Praça Santuário. (Foto: Natália Mello/G1)

Nenhum comentário: