topfiep

sábado, 11 de outubro de 2014

Círio Fluvial conduz devotos pelas águas da Baía do Guajará

Romaria deve reunir até 500 embarcações na manhã deste sábado, 11.
Cerca de 50 mil pessoas devem participar da 29ª edição do Círio das Águas

Do G1 PA
Círio Fluvial (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)Círio Fluvial reúne diversos devotos que navegam pelas águas da Baía de Guajará (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)
A Baía do Guajará, no entorno de Belém, foi tomada na manhã deste sábado (11) por centenas de embarcações com devotos que acompanharam a 29º edição da Romaria Fluvial, que integra o calendário das 12 procissões oficiais do Círio de Nazaré. O “Círio das Águas” saiu do trapiche de Icoaraci, distrito de Belém, a bordo do navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, às 9h, e chegou por volta de 11h na escadinha do cais do Porto, na Estação das Docas, de onde segue para a quarta homenagem: a Motorromaria.
A Capitania dos Portos afirma que cerca de 500 embarcações participaram da romaria. A Diretoria da Festa de Nazaré, Dieese/PA e Polícia Militar informaram que em torno de 50 mil pessoas acompanham a romaria fluvial, entre as pessoas que acompanham nas embarcações e as que assistem desde a saída de Icoaraci até a chegada na Estação das Docas/escadinha do cais do Porto. Na chegada da procissão, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é recebida por autoridades do Belém e do Pará.
Segundo estudos conjuntos do Dieese/PA e da Diretoria da Festa de Nazaré, o Círio Fluvial percorreu cerca de 10 milhas náuticas - o equivalente a 18,500 km - de procissão em aproximadamente duas horas.
História
Em sua 29ª edição, a Romaria Fluvial foi iniciada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com saída do trapiche de Icoaraci no dia 8 de outubro de 1986. O responsável foi o presidente da Paratur à época, o historiador Carlos Rocque, e foi acompanhada por cerca de 50 barcos.

Até 2002, a imagem peregrina seguia na terceira réplica da berlinda. Em 2003 o andor foi substituído por uma cúpula de vidro, que permitiu melhor visibilidade da imagem pelos romeiros. Já em 2009, a santa ganhou uma nova cúpula de vidro para o Círio Fluvial, pois a antiga foi doada à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, por ocasião da Festa de Nazaré, realizado na capital fluminense.
Círio Fluvial (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é conduzida pelas águas a bordo do navio Garnier Sampaio (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)

Nenhum comentário: