topfiep

sábado, 29 de março de 2014

Prova de beber açaí e as erveiras estreiam nos Jogos do Ver-o-Peso.

O que para muitos paraenses é um banquete, na 5ª edição dos Jogos do Ver-o-Peso virou competição. O desafio de beber  um litro de açaí com farinha d’água e camarão em apenas três minutos é uma das novidades do evento, realizado na manhã deste sábado, 29, pela Prefeitura municipal. A programação faz parte dos festejos do aniversário dos 387 anos de um dos principais cartões portais de Belém, o mercado do Ver-o-Peso.
Feirantes mostram habilidade na hora de competir descascando a mandioca.
Ribeirinhos participam de competição na ilha do Combú.
Habilidade e rapidez na hora de competir para apanhar o açaí no alto da palmeira.
Competição entre os feirantes para tirar a polpa do cupuaçú.
Para competir, as equipes Açaí, Bacuri, Castanha do Pará, Cupuaçú, Pupunha e Manga receberam um kit que incluía camiseta, avental, jarra de açaí, farinha e 250 gramas de camarão. Quem levou a melhor foi Michel Martins, da equipe Castanha do Pará. Ele falou sobre como se preparou para a disputa. “Na minha casa nunca falta açaí, bebo todos os dias. Para ganhar essa competição precisei ficar três dias sem tomar açaí, mas valeu a pena”, revelou o campeão.
Em frente ao palco e à estrutura montada para a programação não faltou candidatos à prova inédita. Raimundo Nonato Batista, 29 anos, frequentador da feira, bem que gostaria de participar. “Se a competição não fosse só para quem trabalha no mercado eu me candidataria. Eu nem faria questão de ganhar, só queria ter o prazer de tomar o açaí com camarão”, brincou.
Outra novidade foi a participação das erveiras do Ver-o-Peso na programação. Elas foram madrinhas das equipes em cada prova, levando bons fluidos aos participantes com os tradicionais banhos de cheiro. Beth Cheirosinha, representando as erveiras da feira, falou sobre esse convite feito pela Prefeitura. “Adoramos esse convite. Esta é uma grande divulgação do nosso trabalho. Os feirantes precisam de um lazer, de uma diversão”, comentou.
Para o secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Thalles Belo, esta é uma forma de valorizar a cultura paraense. “A ideia é agregar valor a tradição. Não há nada mais paraense do que tomar açaí com camarão. Outra figura marcante da nossa cultura são as erveiras, por isso elas não poderiam ficar de fora”, avaliou Thalles Belo.
O coordenador municipal de Turismo de Belém, Maikken Souza, considera importante valorizar as pessoas que trabalham no mercado. “O Ver-o-Peso é formado por pessoas que acordam 4h da manhã e cuidam do peixe, das verduras e dos produtos que chegam à nossa mesa. E que quando dá 7h da manhã elas te recebem com um sorriso no rosto. Então fico feliz em participar desta festa que valoriza os feirantes”, declarou o coordenador.
Competições
A 5ª edição dos Jogos do Ver-o-Peso contou com a participação de aproximadamente 70 competidores para realizar as provas de escamar e limpar peixe, apanhar e debulhar açaí, descascar mandioca, despolpar cupuaçu e descascar castanha do Pará.
Na primeira competição do dia, a de descamar peixe, a equipe “Açaí” foi campeã, descamando 7.715 kg de peixe em dois minutos. A equipe “Manga” ficou na primeira colocação na disputa de apanhar e debulhar açaí. A equipe apanhou 14.145kg do fruto.
Raimundo Conceição conseguiu descascar 4.330 kg de mandioca em menos tempo e foi o primeiro colocado da prova. Iracema Davis, da equipe “Açaí”, despolpou 635g de cupuaçu e também foi campeã. Já na prova de descascar castanha do Pará, David André, da equipe “Manga”, também foi o primeiro colocado, descascando 105g do fruto.
As apresentações do grupo Os Baioaras e a banda Pop Show foram as atrações da programação.
Texto: Dandara de Almeida
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário: