Lançamento
José Leôncio Ferreira de Siqueira revela seu trabalho de quatro anos de pesquisas
A Prefeitura de Benevides lança hoje o livro "Terra de Liberdade - Benevides: História e Colonização", de autoria de José Leôncio Ferreira de Siqueira. A cerimônia de lançamento acontece na Praça de Alimentação, antiga estação rodoviária do município, a partir das 17 horas. O livro, que tem mais de 600 páginas, será distribuído para todos os professores da rede municipal de ensino, bem como constará nas bibliotecas das escolas, e posteriormente será também doado às bibliotecas de outros municípios paraenses. O preço no lançamento é de R$ 50.
"Terra de Liberdade - Benevides: História e Colonização" é fruto de um trabalho de pesquisa que levou quatro anos para ser concluído e exigiu que o vigiense José Leôncio Ferreira de Siqueira se mudasse para Benevides - onde recebeu o convite para narrar a história do município durante a divulgação de um trabalho anterior: "Trilhos: O Caminho dos Sonhos (Memorial da Estrada de Ferro de Bragança)". O livro que será lançado hoje, em parceria com a Prefeitura de Benevides, tem mais de 600 páginas e não conta somente a história do município, que se transformou em colônia nacional em 10 de junho de 1878, mas procura contextualizar seus momentos históricos, como a Adesão do Pará à Independência e a Proclamação da República.
A publicação tem ainda grande valor de pesquisa em qualquer instância educativa, contando com o parecer de acadêmicos como o geógrafo Pedro Rocha Silva (mestre em agronomia do solo e nutrição de plantar pela antiga FCAP, hoje Ufra), a historiadora Anaíza Vergolino e Silva (mestre em antropologia social pela Unicamp-SP) e do também historiador José Maia Bezerra Neto (doutor em História Social pela PUC-SP). A expectativa é de que pelo menos 300 pessoas compareçam ao lançamento hoje. "No último ano e meio demos um apoio maior para a conclusão do livro, que conta a história de Benevides e sua relação com Belém e Bragança, também a partir da linha de ferro que passava pelo município", explica Sandra Campana, secretária de administração do município.
Rosinha e Lucirene Gomes.
Momento cultural.
Composição da mesa.
Leila Freire Secretária de Educação do Município.
Escritor Paraense José Leôncio Ferreira de Siqueira.
A historiadora Anaíza Vergolino e Silva
Autoridades locais.
Prefeito com convidadas.
Escritor José Leôncio e Shirley
Escritor José Leôncio e Rosinha Costa.
Fonte: O Liberal.
Fotos Rosinha Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário