topfiep

quarta-feira, 12 de março de 2014

Pacto pela Educação instala em Belém o primeiro comitê gestor do projeto.

Um ano após o lançamento do Pacto pela Educação do Pará, na manhã desta quarta-feira, 12, no Centro Integrado de Governo (CIG), o prefeito Zenaldo Coutinho participou da cerimônia de instalação do primeiro comitê gestor do projeto, o do município de Belém.
Em seu discurso, Zenaldo destacou que “não é possível pensar em políticas públicas para a Educação se estas envolverem exclusivamente as escolas”, e que “é fundamental integrar a sociedade civil para fazer parte desse processo.”

O Pacto pela Educação do Pará visa aumentar em 30% a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, até 2017, mediante a integração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada.


“Em breve teremos muito o que comemorar”, garante o prefeito Zenaldo. “Em Belém o esforço não é só da prefeitura. Superar os indicadores não pode ser uma tarefa isolada, pois é com união, com sinergia que vamos garantir o êxito.”

Além da Educação, o prefeito citou o programa Cuida Belém, que desde o início do ano passado promove limpeza e bem estar na cidade, e o Pacto Contra as Drogas, a ser lançado no final deste mês.

“É um momento histório na Educação do Pará”, avaliou a diretora do Instituto Synergos Brasil, Wanda Engel. “Não se trata apenas de um pacto de governo, mas de toda sociedade. E neste caso, estamos falando de algo inédito (referindo-se à superação dos índices do Ensino Fundamental e Médio), o que gera uma expectativa nacional de o Pará servir de exemplo e mostrar que isso é possível.”

Além da diretora, também participaram da cerimônia os secretários de Educação José Seixas Lourenço (Estado), Rosinéli Guerreiro Salame (Município), e o representante da Telefônica Vivo, Marcio Sena, parceiros do projeto.

Texto: Cesar Modesto
Fotos: Comus
Edição: Lene Tavares

Nenhum comentário: