29º Congresso Internacional de Educação Física - Foz 2014.
Prof. Leonor Palha Dias.
Geralmente a Educação Física na escola é vista como
uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que
Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso
compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do
currículo escolar e que apresenta características próprias, como veremos
a seguir.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou,
ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação
que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação
proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o
processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aula:
o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de
raciocínio e de aprendizado feito pela mente.
A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar,
era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade
de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas na própria ideia de
Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao
mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se
inter-relacionar com os outros componentes curriculares. Segundo os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do
Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída
de três blocos:
Jogos, Ginásticas, Esportes e Lutas | Atividades rítmicas e expressivas |
Conhecimentos sobre o corpo |
Prof. Leonor com a turma de Foz.
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Fotos: Rosinha Costa.
Um comentário:
Aula foi magnífica e contagiante, muito bem trabalhada e explicada pelas profas Rosinha e Leonor. Parabéns pelo trabalho. Espero revê-las em breve.
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