Corrida de Belém 2014.
Corrida de Belém 2014.
Corrida de Belém 2014.
Corrida de Belém 2014.
Pará e Maranhão dividiram o pódio dos campeões feminino e masculino da Corrida de Belém 2014 promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) em parceria com as Organizações Rômulo Maiorana, através do Jornal O Liberal na manhã deste domingo, 26.
A paraense Elivani Oliveira dos Santos chegou em primeiro lugar entre as competidoras femininas. Há cinco anos ela vem do município de Ulianópolis participar e ficou feliz com a vitória. “A gente passa por muitas dificuldades e obstáculos para vencer desafios como esse. Treinos diários, disciplina e dedicação. Mas o resultado vale a pena”, disse.
O tricampeão Adelson Rodrigues veio do Maranhão para conquistar mais uma vitória consecutiva. “Sempre participo e ganhar o título pela terceira vez é muito emocionante. A corrida foi boa e o clima agradável que fez hoje em Belém ajudou bastante no cumprimento do percurso”, declarou.
Os segundo e terceiro lugares masculinos ficaram com os paraenses Fabiano Gomes, de Marabá, e José Maria Almeida, de Capitão Poço, respectivamente. Os vencedores entre os funcionários púbicos municipais foram José Ribamar Reis, da Secretaria de Planejamento (Segep) e Luciléia Faial, da Secretaria de Economia (Secon).
O evento, que marca as comemorações do aniversário do município, reuniu este ano 2.500 atletas de todo o estado e outras cidades brasileiras, que cumpriram um percurso de 10 km. Jucimar Ferreira é um deles. Todos os anos ele vem de Recife (PE) para correr. “Gosto da cidade, e participo sempre porque acho importante essa confraternização que existe nas corridas de rua”, opinou.
Pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), participaram da corrida o secretário Thalles Belo e os servidores Lucas Paz, Sônia Almeida e Marco Canellas, que foi o primeiro do grupo a chegar.
O secretário de Economia, Marco Aurélio Nascimento, considerou uma grande alegria conseguir praticar esporte nas ruas da cidade. “Estou aqui pela segunda vez e esta energia que emana de tantas pessoas correndo juntas é uma sensação muito contagiante”, acentuou.
Opinião reforçada pelo engenheiro Maurício Rodrigues, que sempre participa com o filho Mário Sérgio. “Esses eventos incentivam a qualidade de vida e a saúde através do esporte. Ao longo do percurso, observei vários jovens bêbados nas ruas, que poderiam estar aqui, praticando hábitos saudáveis, como a corrida de rua. Parabenizo aos organizadores pela iniciativa”, pontuou.
A Corrida de Belém registrou inúmeros casos de superação e já se transformou, segundo seus participantes num grande momento de confraternização. “É o primeiro evento oficial de rua do ano. A gente já espera com entusiasmo”, falou o auxiliar de logística Odmar Araújo, que corre acompanhado pelo filho Pedro, de 8 anos, que segue o pai de bicicleta por todo o trajeto.
Tanto Odmar, que começou a praticar corrida por recomendação médica, quanto a aposentada Ângela Batalha, 67, do pólo de atletismo da terceira idade da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel), no Mangueirão, que este ano passou mal a poucos metros da chegada, são exemplos da importância do esporte como propulsor da saúde e do bem estar. Mesmo não resistindo a uma crise de hipoglicemia que a levou ao chão, ela pediu para ser levantada e, com o rosto ensanguentado, cruzou a linha de chegada amparada por outros corredores. “Ano passado eu subi ao pódio na minha categoria. Hoje não deu, mas mesmo assim me superei, cruzando a chegada, ainda que neste estado”. Esta, com certeza, foi uma das cenas mais emocionantes do evento.
Texto: Áurea Gomes - Ascom Sejel
Fotos: João Gomes
Edição: Lene Tavares
Fotos: João Gomes
Edição: Lene Tavares
Nenhum comentário:
Postar um comentário