topfiep

terça-feira, 28 de junho de 2011

OFICINA DE COMUNICAÇÃO ESTIMULA O PRAZER DA LEITURA NOS ALUNOS .


A Acom - Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sismube - Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares, encerrou, no dia 28, a VIII Oficina de Comunicação. A oficina foi em jornal impresso e aconteceu durante 5 dias na Escola Municipal Amália Paumgartten, no bairro do Guamá. 16 alunos dos sétimo, oitavo e nono ano do Ensino Fundamental aprenderam o passo a passo da produção de um jornal. As aulas foram teóricas e práticas, com os adolescentes participando de todas as etapas do jornalismo impresso, desde a pauta das matérias, até a diagramação.

Com a realização dessas oficinas, o objetivo é ir além de estimular o gosto dos alunos pela leitura. Adney Ferreira, 13 anos, mudou seus hábitos depois do aprendizado na oficina, “Passei a ler jornal toda vez que tem lá em casa", revelou o entusiasmado torcedor do Paysandu. “O melhor foi perceber a mudança do olhar dessas crianças, em relação ao dia a dia. Elas desenvolveram o senso crítico" comemora Luis Miranda, idealizador do projeto e "mestre" dos alunos na elaboração do jornal, que ganhou o nome de JAP ( Jornal do Amália Paumgartten) Miranda, à frente da Acom, é jornalista há 15 anos.

As oficinas de comunicação estão acontecendo desde fevereiro e, no segundo semestre, vão continuar em mais 15 escolas. A novidade reservada para os alunos da Rede Municipal vai ser a Oficina de Rádio e para isso, a Semec vai disponibilizar os equipamentos necessários para as crianças. Será mais uma chance de descobertas e a consolidação da certeza de que a leitura é a maior janela do mundo.


Texto: Syanne Neno

Fotos : Rosa Costa

Nenhum comentário: