topfiep

terça-feira, 21 de junho de 2011

Alunos municipais fazem simulado para o MEC.

Cerca de 14 mil crianças de 56 escolas municipais fizeram hoje(21) o segundo teste Alfamat, um programa da Secretaria Municipal de Educação, que trabalha a formação continuada dos professores e alunos do primeiro e segundo anos do ensino fundamental.O objetivo é avaliar e principalmente preparar as crianças para a Prova Brasil, que vai acontecer em novembro. A prova Brasil é uma avaliação do MEC, que testa o Índice de Desenvolvimento Escolar da Educação Básica (IDEB).

No teste Alfamat, realizado hoje, as crianças encontraram 44 questões objetivas, de Português e Matemática, parecidas com as quais elas vão ter na prova do MEC, em novembro.

O otimismo das professoras em relação ao desempenho os alunos é grande." Tivemos um aluno que fechou a prova em menos de 2 horas" comemorou Marcília Passos, professora do C2, correspondente ao segundo ano do ensino fundamental, na escola Paulo Freire, em Icoaraci. A confiança é reforçada pela diretora da escola, Adelaide Lima: "Pelo que eu pude acompanhar hoje,temos tudo para conseguir um bom índice na Prova Brasil" Mas nem todos os pequenos tiveram tanta facilidade. Stefany Costa, de 10 anos, levou 4 horas para terminar de marcar as questões " Matemática, eu achei fácil, mas a de português foi meio chata" queixou-se a estudante.

Esse foi o segundo teste simulado para os alunos municipais. O primeiro aconteceu dia 4 de maio e, antes da Prova Brasil, de novembro, vão ser realizadas mais 2 provinhas de preparação, em setembro e no início de novembro. A intenção é fazer as crianças se familiarizarem com o cartão-resposta e a sistemática da avaliação do MEC. Depois do simulado desta terça-feira, os professores vão continuar com oficinas de preparação, que são realizadas todas as terças-feiras. Nessas oficinas, os professores são orientados pelo NIED- Núcleo de Informática Educativa, para focar as aulas dentro do conteúdo do Alfamat o Programa de Educação Continuada em alfabetização, matemática, leitura e escrita.Tudo para, em novembro, durante a Prova Brasil, os alunos das escolas municipais fazerem bonito.

Texto: Syanne Neno

Fotos: Rosa Costa


Nenhum comentário: