topfiep

domingo, 5 de junho de 2011

Escola Bosque completa 15 anos e abre as portas para a comunidade de Outeiro.

A Fundação Escola Bosque Eldorfe Moreira, um símbolo de Outeiro, completa 15 anos e abre suas portas para a comunidade conhecer sua principal atividade: a valorização da educação ambiental. Construída numa área preservada de floresta, com 12 hectares, 3,4% são ocupados com as instalações físicas, mantendo coerência com a sua proposta pedagógico-ambiental.

A escola é classificada por seus alunos como o lugar mais prazeroso. Aliás, duplamente prazeroso, como diz a aluna Ligia Carolina, de 15 anos, que estuda na escola desde os cinco anos, quando ingressou na alfabetização. "Aqui a gente tem o prazer de estudar porque estamos num lugar de paz, ao lado do verde e aprendendo a valorizar o que nos cerca", diz orgulhosa. Ligia destaca a importância da escola bosque pelo que ela representa não só aos alunos, mas para a comunidade como um todo. "Os alunos de outras escolas de Outeiro vêm aqui para estudar na nossa biblioteca, uma das mais completas. Temos computador, ótimas salas, mas um diferencial: o verde. Nosso prazer é duplo", destacou Ligia.

O orgulho não vem apenas dos alunos. Dona Matilde dos Santos, de 66 anos, acompanhou os netos, Luana e Lucas, na festa de aniversário da escola. Ela nasceu em Outeiro e conhece o lugar como poucos e classificou a importância da escola bosque, onde estudam os netos."Quando eles vêm pra aula, a gente fica em casa certa de que eles vão aprender muito mais. Estar ao lado do verde e do ar puro ajuda bastante e meus netos estão crescendo também como cidadãos do meio ambiente", diz orgulhosa.

Esse orgulho e prazer dos alunos são compartilhados com a Secretária Municipal de Educação, Teresinha Gueiros. Ela não ficou surpresa com a maneira como as crianças classificam a escola bosque. Para ela, a criança tem a capacidade de sentir o prazer de estudar na escola sem precisar de propaganda."É espontâneo. Nossos alunos vêm aqui e sentem o prazer de forma muito natural e sincera. Seria ótimo se todos os professores e dirigentes sentissem o mesmo que sentem as crianças", disse. A professora Terezinha classifica numa só frase o prazer que sente quando vem à escola bosque. "Quando chego aqui só lembro de Deus".

A iniciativa para a criação da Escola Bosque partiu das aspirações e da mobilização da comunidade de Caratateua. Seus prédios valorizam a adaptação às condições ambientais, permitindo uma coexistência harmônica entre o homem e o meio ambiente. A educação é diferenciada, com foco no cuidado ao meio ambiente, geração de emprego e renda, capacitação profissional e preservação das tradições culturais.

Formada pela Escola Bosque, Casa Escola de Pesca e o Ecomuseu a fundação completa 15 anos tendo o que comemorar, diz o prefeito Duciomar Costa, que esteve presente na festa. Ele recebeu homenagens e conheceu os projetos desenvolvidos no dia a dia das escolas e do Ecomuseu, bem como os resultados atingidos pelos alunos, pais e professores por meio das atividades da instituição.

O prefeito plantou uma muda de andiroba com as crianças, provou o lanche produzido na própria escola. Foram servidos suco da horta (limão, couve e maracujá) e hamburguer de peixe. "O foco ambiental da escola é muito forte e o seu diferencial é estar voltada para a comunidade. Temos mesmo o que comemorar porque atende Outeiro e todas as ilhas em sua volta. A escola Bosque está, num todo, voltada para os cidadãos", disse o prefeito.

Ao longo do dia, os visitantes da escola puderam participar das trilhas ecológicas e plantio de espécies típicas da amazônica, além de conhecer projetos como o de desenvolvimento de tecnologias para a pesca e conservação do pescado e reciclagem de materiais.

O escritor e professor Eldorfe Moreira, um paraibano trazido para Belém há mais de 70 anos, morreu em 1989. Se estivesse vivo, seria hoje o mais orgulhoso dos paraenses, pelos resultados da escola bosque. Eldorfe dedicou seus livros às questões geográficas e ambientais. Ele foi considerado um filósofo da geografia. Seus conceitos interagem com os conceitos da escola que tem seu nome.

Entre os projetos mais destacados da escola está a “Horta do Conhecimento”, um espaço que propicia ao aluno vivências práticas e teóricas sobre educação ambiental. O projeto visa, de forma interdisciplinar, a pesquisa e o ensino da ecologia, propondo mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente.

A aula começa no caminho entre a sala de aula e a horta. Os alunos percorrem trilhas, observando os componentes naturais, fauna, flora, solo. Na horta são ensinadas práticas de cultivo desde o preparo do solo até a colheita. Conhecimentos que resultam em sucos e lanches naturais, feitos com as hortaliças plantadas pelos alunos. Assim, o projeto também ensina o valor nutricional dos alimentos, sua importância para a saúde e a compreensão da sustentabilidade.

Mega ação de cidadania

Paralela a festa de 15 anos da escola bosque, foi desenvolvida uma mega ação de segurança e cidadania. Cerca de 30 órgãos dos governos municipal, estadual e federal disponibilizaram serviços como emissão de documentos, atendimento jurídico, corte de cabelo, prática esportiva, orientações sobre segurança preventiva, atividades culturais diversas para a comunidade durante todo o dia, em Outeiro.

Cerca de 10 mil pessoas foram atendidas no projeto desenvolvido pelo terceiro ano pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município de Belém- GGIM. De acordo com Fabrício Sidrim, coordenador do projeto, a ação também teve como objetivo reduzir os índices de violência em Outeiro. “Nós trabalhamos junto com a comunidade, integrando todos os órgãos ligados à segurança, saúde e cidadania, observamos os indicadores sociais e planejamos políticas públicas para o local”, explica. Fabrício agora espera que esse trabalho fique em definitivo na comunidade. "A gente veio aqui, interagiu com os cidadãos para conhecer seus problemas. Estamos, também, estimulando os gestores para que fiquem mais próximos da comunidade, para que ela se sinta mais segura", concluiu.

A Mega Ação do GGIM contou com o apoio da Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça do Estado – TJE, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, CTBel e Detran, Corpo de Bombeiros, Fumbel, Hemopa e Cruz Vermelha.scola Bosque
Momento da culminancia
Prefeito Duciomar Costa
Diretoria da Escola Bosque
Terezinha Resende do Eco Museu
Equipe Casa - escola da Pesca
Professores de Jutuba

Texto: Gilson Faria/Comus
Fotos: Rosa Costa/Acom

Nenhum comentário: