topfiep

sábado, 16 de abril de 2011

Recreação - Jardim / MS 2011

A recreação e seus objetivos no âmbito escolar

A educação é de suma importância nos primeiros anos de escolaridade. É neste período que a criança forma hábitos, atitudes, valores e esquemas de raciocínio que vão traçar as linhas de sua personalidade. Suas formas de defesa, de adaptação, ajustamento, linguagem e reação frente às dificuldades que se estabelecem é que se fixam padrões de comportamento próprios a cada indivíduo.

À escola cabe, como instituição responsável pela educação formal, cumprir a função social de possibilitar ao aluno o exercício das relações humanas que não estão ao alcance, pois é no exercício dessas relações que a aprendizagem se realiza.

Tudo o que for trabalhado com a criança deverá ser realizado de maneira clara e prática, onde o aluno conseguirá assimilar os conhecimentos repassados a ele com objetividade. Pois, para as crianças, ao ingressarem na escola, o conhecimento é um conceito abstrato, então este deve ser construído pelo próprio indivíduo, através do crescimento, construção e acomodação de seus esquemas de raciocínio, resultantes de experiências de sua mente, quando em tentativa de resolver desafios.

No que diz a respeito em relação à recreação no âmbito escolar, Waichman (1997) afirma: “A recreação manifesta-se em instituições, num modelo organizativo [...] que implicam a formulação de objetivos educativos e uma determinada continuidade temporal, tem como critério fundamental de trabalho a busca do desenvolvimento da participação efetiva, consciente e comprometida, mediante organizações autogestoras (autocondicionamento). A recreação utiliza-se do “tempo liberado de” e conduz a geração do “tempo livre para”, pretendendo conceber aprendizagens para não apenas consumir o tempo livre, mas fazer uso positivo e criativo desse tempo.( Waichman,1997, p. 130/131)
















2 comentários:

Luz Marina Barrios disse...

Professora Rosinha Parabens pelo curso Danças Folcloricas- Professores DeE. Fisica sem Frnteiras. Depois deste curso tenho certeza que minhas aulas de Artes nunca mais será a mesma. Voce esta em meu coração. Um grande Abraço.
LUZ MARINA BARRIOS Professora da REME- Jardim- MS

PROFESSORA ROSILANE disse...

Prof. Rosinha parabéns, volte mais vezes para Jardim, amei esse intercâmbio! abraços