topfiep

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MOVA capacita alunos com oficinas práticas de empreendedorismo



Cerca de 40 alunos participaram de oficinas promovidas pelo Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) de Belém, na Escola Estadual Profº Acyr de Barros, na Sacramenta, com o objetivo de aperfeiçoar e ensinar aos participantes novas técnicas para a geração de uma renda extra.

As atividades iniciaram por meio do Curso de Empreendedorismo e Geração de Renda para alunos e professores do MOVA que já possuem um trabalho autônomo como venda de tacacá, bijuterias e etc. para qualificar essa mão-de-obra.

Maria Eunice Cardoso, 60 anos, fala da sua satisfação com a iniciativa. “Gostei muito do curso, porque a gente aprende coisas novas e se renova também até para ganhar novos clientes”, conclui a costureira e aluna.

Antes de tudo, foi oferecido o curso teórico sobre empreendedorismo com o Economista e Consultor de Empresas, Eduardo Angelim, no período de 28 a 31 de março. Já neste mês, de 01 a 06 foram realizadas as oficinas práticas de iluminárias e objetos de decoração com sisal, bonecas de sachê com sagu cheiroso, sacolas de feltro com motivos de bichinhos e patch apliquê.

A Arte-Educadora e Pedagoga, Jaine Dourado, explica a seriedade do trabalho. “A importância é que no mercado de trabalho a qualificação é imprescindível. Elas vão aumentar a fonte de renda e podem até criar cooperativas, tanto na arte manual quanto em qualquer outro tipo de arte artesanal”, finaliza.

Texto: Ana Paula Pereira/ACOM
Fotos: Rosa Costa/ACOM

Nenhum comentário: