Professores de educação física da rede municipal de ensino debateram sobre os aspectos psicológicos no processo de ensino durante o IV Encontro de Educadores de Educação Física Curricular e III Ciclo de Oficinas, iniciado na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Com o tema “Sob o enfoque da Psicologia, a construção de alternativas que possam contribuir para a aprendizagem do aluno”, a programação faz parte das atividades de formação e valorização dos professores de educação física da rede municipal de ensino.
As professoras Elisângela Cláudia Moreira e Eliana Célia Silva Carneiro, ambas da Universidade Estadual do Pará (Uepa), fizeram a palestra de abertura: “Abordagens psicológicas e o desenvolvimento no processo de aprendizagem: uma introdução à Psicologia da Educação Física”.
Para Eliana Carneiro, o professor precisa ver a criança de um modo integrado, não dissociar a afetividade da inteligência e do movimento. Para ela, através do movimento que a criança faz é possível saber se ela está passando por um momento bom ou ruim da sua vida. Cabe ao professor observar e agir no resgate desse aluno.
“O docente de educação física precisa criar uma metodologia que respeite a idade de aprendizado do aluno. Ao fazer isso ajudará a formar um adulto de bem com a vida”, afirma Elisângela Moreira, que trouxe para o debate os estágios cognitivos do desenvolvimento de Jean Piaget: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório formal.
O encontro vai até a sexta-feira (15), quando ocorre o III Ciclo de oficinas, no Ginásio Altino Pimenta.
Texto: José Luis Miranda/ACOM
Fotos: Rosa Costa/ACOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário