topfiep

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

III Feira de Ciências da Casa-Escola da Pesca

Filhos de pescadores e famílias ribeirinhas agora recebem investimento na educação e em conhecimento profissionalizante na área de pesca. Esse é um projeto da Casa-Escola da Pesca fundada pela Prefeitura de Belém através da Secretaria Municipal de Educação.

Para aguçar o conhecimento desses alunos, foi realizado nesta sexta-feira na Ilha de Cotijuba, a III Feira de Ciências da Casa-Escola da Pesca, cujo tema foi“Tarrafeando saberes e fazeres da região insular de Belém”, onde cerca de sessenta alunos de todas as ilhas (Cotijuba, Jutuba, Paquetá, Outeiro, Ilha Longa, Ilha Nova, Ilha dos Patos, Arapianga, Urubuoca, Guajarina e Caiçana) da região metropolitana participaram do evento.

Uma iniciativa que a dona Maria da Conceição que visitou a Feira e é mãe de aluno, achou louvável. “Esse investimento na educação é importante para ocupar o tempo dos nossos jovens. Eu estou visitando por que meu filho está expondo seu trabalho aqui e também acho interessante esse trabalho. Deve continuar!”

A Feira que foi realizada pela primeira vez em Cotijuba, contou com a presença do Coordenador Geral da Casa-Escola, Rosivaldo Batista, o qual explicou que o objetivo da Escola é envolver filhos de pescadores junto com a própria família na área de piscicultura, carcinecultura, processamento de pescado e outras atividades;

“A Casa-Escola também direciona esses alunospara o estágio em indústrias pesqueiras, fazenda de criação de peixes e nas estações de piscicultura.” Ainda segundo o Coordenador, “a meta é servir de exemplo para outros municípios do Estado, principalmente aqueles que tenham potencial pesqueiro como Vigia, Bragança, Marabá...” concluiu.

Diante dos mais variados estandes; o Sabor do Rio, o estande Rótulos e Embalagens e Navegando pelo Corpo foram os que mais chamaram a atenção do incontável público que esteve presente no local.

Para Walmira Pascoal, professora de Língua Portuguesa e responsável pelo estande Sabor do Rio que expôs uma culinária diversificada, porém tendo como prato principal o peixe, fala da relação da culinária com a Língua.“Esse trabalho está relacionado com os gêneros textuais, da feita que é criada uma receita a Língua Portuguesa encontra-se presente. Aqui os alunos criaram algumas receitas com peixes regionais para a Exposição. A Feira é importante também para mostrar que a gastronomia feita com peixe é mais saudável e muito gostosa também.” Ressaltou.

Silvana Azevedo professora de Artes e organizadora do estande de Rótulos e Embalagens que expôs objetos feitos com materiais reciclados ressaltou a importância de cuidar do nosso meio ambiente. “É importante que cada pessoa, principalmente os jovens que são nosso público-alvo, saiam daqui com um olhar diferenciado, um olhar voltado para a responsabilidade social. Esse trabalho é importante também por que em tudo encontramos uma oportunidade para desenvolver nosso lado social, mesmo sendo uma Feira voltada para as formas de utilização correta do peixe”.

O estande Navegando pelo Corpo explicou a diferença entre o corpo humano e o do peixe. “Como muita gente têm curiosidade em conhecer o corpo humano, a idéia foi mostrar o interior de cada um: o corpo humano e do peixe. Mostrar também, a diferença que há entre ambos.” Afirmou a professora de Educação Física, Layana Ribeiro.

Para abrilhantar ainda mais a Feira de Ciências, crianças da Ilha de Cotijuba realizaram uma bela dança para animar os visitantes que mostraram estar super empolgados com o trabalho realizado pela Casa-Escola da Pesca. Uma iniciativa de incentivo a educação e qualificação profissional.

Texto:Ana Paula Pereira (Comus)
Fotos:Rosa Costa

Nenhum comentário: