Projeto Expertise em Alfabetização reuniu 53 coordenadores pedagógicos, no auditório do NIED, em 22 de setembro. Na pauta, orientada pelos Profs. Cilene Valente, Luiza Pereira, Izafira Gregianin, Walter Braga e Lorena Trescastro, teve estudo sobre produção de texto, avaliação da aprendizagem e didática da matemática no CI.
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Lorena Trescastro
O encontro de formação iniciou com o relato dos coordenadores sobre o trabalho com escrita de texto, realizado nas escolas pelos professores, em turmas de CI. Dentre outros, a coordenadora da escola Walter Leite, Virgínia Despointes, relatou a escrita de textos por alunos de CI a partir do trabalho com lendas amazônicas. Já o coordenador da escola Rotary, André Sousa, relatou o trabalho de escrita de histórias e textos referentes aos temas estudados na escola.
Produção de texto na alfabetização - tema estudado em agosto - foi retomado com o objetivo de compartilhar a experiência do trabalho com texto realizado nas escolas municipais de Belém. Esse trabalho é importante porque a condição de alfabetizado a ser alcançada ao final do CI inclui a leitura e a escrita de textos pelos alunos.
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Pra dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensante de você...
A música Na aula de matemática, de Antonio Carlos Jobim, foi ouvida para introduzir o estudo da didática da matemática. Foi feita a análise dos resultados da avaliação de matemática em turmas de CI 3º ano para debater a questão: Como está o ensino de Matemática na escola?
Feita a discussão, foram realizadas, com os coordenadores, atividades didáticas para o ensino da matemática, envolvendo jogos, tais como: caixinha de apostas, jogo do repartir e veritek. Em seguida, foi feito um trabalho com questões de matemática a partir da leitura de encartes. Tais práticas já foram estudadas com os professores e agora aos coordenadores foi dada oportunidade de as conhecerem para que possam acompanhar e orientar o trabalho na escola.
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No final do encontro, foi apresentada a proposta da avaliação amostral da aprendizagem no CI, em escrita e matemática, a se realizar em outubro, pelos formadores do ECOAR, envolvendo todas as turmas de CI 1º e 3º anos, das escolas da SEMEC, para que os coordenadores possam divulgar e acompanhar a ação na escola.O próximo encontro do Expertise do Coordenador será em 20 de outubro (quarta-feira), às 8 horas, no auditório do NIED, quando os coordenadores irão relatar o trabalho para a aprendizagem da matemática feita, pelos professores, na escola.
Texto:Equipe ECOAR
Fotos:Rosa Costa
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