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quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Coordenadores Pedagógicos estudam didática da matemática

Projeto Expertise em Alfabetização reuniu 53 coordenadores pedagógicos, no auditório do NIED, em 22 de setembro. Na pauta, orientada pelos Profs. Cilene Valente, Luiza Pereira, Izafira Gregianin, Walter Braga e Lorena Trescastro, teve estudo sobre produção de texto, avaliação da aprendizagem e didática da matemática no CI.

Lorena Trescastro
O encontro de formação iniciou com o relato dos coordenadores sobre o trabalho com escrita de texto, realizado nas escolas pelos professores, em turmas de CI. Dentre outros, a coordenadora da escola Walter Leite, Virgínia Despointes, relatou a escrita de textos por alunos de CI a partir do trabalho com lendas amazônicas. Já o coordenador da escola Rotary, André Sousa, relatou o trabalho de escrita de histórias e textos referentes aos temas estudados na escola.Produção de texto na alfabetização - tema estudado em agosto - foi retomado com o objetivo de compartilhar a experiência do trabalho com texto realizado nas escolas municipais de Belém. Esse trabalho é importante porque a condição de alfabetizado a ser alcançada ao final do CI inclui a leitura e a escrita de textos pelos alunos.
Cilene Valente


Pra dividir sem raciocinar

Na vida é sempre bom multiplicar

E por A mais B

Eu quero demonstrar

Que gosto imensante de você...


A música Na aula de matemática, de Antonio Carlos Jobim, foi ouvida para introduzir o estudo da didática da matemática. Foi feita a análise dos resultados da avaliação de matemática em turmas de CI 3º ano para debater a questão: Como está o ensino de Matemática na escola?Feita a discussão, foram realizadas, com os coordenadores, atividades didáticas para o ensino da matemática, envolvendo jogos, tais como: caixinha de apostas, jogo do repartir e veritek. Em seguida, foi feito um trabalho com questões de matemática a partir da leitura de encartes. Tais práticas já foram estudadas com os professores e agora aos coordenadores foi dada oportunidade de as conhecerem para que possam acompanhar e orientar o trabalho na escola.

No final do encontro, foi apresentada a proposta da avaliação amostral da aprendizagem no CI, em escrita e matemática, a se realizar em outubro, pelos formadores do ECOAR, envolvendo todas as turmas de CI 1º e 3º anos, das escolas da SEMEC, para que os coordenadores possam divulgar e acompanhar a ação na escola.O próximo encontro do Expertise do Coordenador será em 20 de outubro (quarta-feira), às 8 horas, no auditório do NIED, quando os coordenadores irão relatar o trabalho para a aprendizagem da matemática feita, pelos professores, na escola.
Texto:Equipe ECOAR
Fotos:Rosa Costa

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