topfiep

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Feira do Livro

Semec participa da XIV Feira do Livro.

A Prefeitura de Belém está presente na 14ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro,
representada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). No estande do órgão, os visitantes
têm a oportunidade de conhecer os projetos de incentivo à leitura desenvolvidos pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube) e também de interagir com escritores da terra durante as sessões de leituras para o público.A Feira do Livro acontece de 27 de agosto a 5 de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com entrada franca e com uma expectativa de público de 600 mil pessoas.
A décima quarta edição do evento tem uma vasta programação musical e literária que privilegia os escritores paraenses. Assim como o projeto “Conversa Literária”, que vai levar escritores
como Heliana Barriga e Adrine Motley, para um bate-papo com o público.De acordo com Silvia Fernandes, coordenadora do Sismube, o projeto busca estimular as crianças à prática da leitura.
“As conversas literárias acontecem durante todo o ano nas escolas municipais e incluem as comunidades do entorno. Dessa forma, aproximamos não apenas os familiares dos estudantes da rotina escolar”, explica Silvia.O Sismube tem diversos projetos de incentivo à leitura, como o “Baú Literário” aplicado nas Unidades de Ensino Infantil (UEIs).
“Esse é outro projeto que estimula a leitura desde cedo nas crianças. Há também um trabalho de interação desenvolvido entre escola e família, onde as crianças levam para casa livros para lerem com os pais, estimulando a leitura de todos na família”, diz Ana Luiza Guimarães, que também faz parte do Sismube.
Este ano a XIX Feira do Livro faz homenagem aos países africanos de língua portuguesa, como Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Angola. Entre os convidados deste ano estão os escritores Mário Prata, Marcel Souto Maior, Carlos Heitor Cony, Pedro Bandeira,o jornalista Caco Barcellos, o cartunista Ziraldo, o educador Celso Antunes, o novelista Walcyr Carrasco, o cineasta Joel Zito, o rapper Rapin Hood e o dramaturgo Ariano Suassuna.

Texto: Ana Cláudia Martins - Comus
Fotos: Rosa Costa
Edição: Comus

Nenhum comentário: