topfiep

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Semec realiza "Mamaço" durante a 3ª Semana do Bebê.

O "Mamaço" é um evento que acontece nacionalmente e realiza a promoção do aleitamento materno em locais públicos. A Secretaria Municipal de Educação (Semec), com objetivo de sensibilizar as mães sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida das crianças, realizou, na manhã desta terça-feira, 18, um "Mamaço" na Estação das Docas. O evento está inserido na programação da 3ª Semana do Bebê, que iniciou-se nesta segunda-feira, 17, em Belém.
“O Mamaço busca incentivar as mães a dar o leite materno aos filhos, para que elas tenham qualidade na alimentação. Essas crianças terão mais saúde e, com certeza, melhor aprendizado”, afirmou a diretora de educação da Semec, Socorro Aquino.
Para a professora Ana Dária Meireles, mãe da pequena Maria Eduarda, de um ano de idade, a participação no "Mamaço" foi muito importante. “As mães precisam ter a consciência de que a amamentação é um ato natural. Elas não podem sentir vergonha de amamentar em público. Estou aqui hoje para contribuir e sensibilizar sobre a importância da amamentação para o crescimento das crianças”, disse.
No decorrer do evento, as mães foram convidadas a realizar a “dança mamãe e bebê”, dinamizada pela acadêmica de licenciatura em Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), Larissa Ferreira. A dança oferece às mães a oportunidade de reforçar o vínculo com o bebê e a reservar um momento do dia para essa aproximação, através da amamentação e da dança.
Durante a 3ª Semana do Bebê, que prossegue até o dia 21, a Semec está oferecendo uma programação específica para os alunos da educação infantil e os pais. Diversas atividades estão inseridas na rotina das crianças que estudam nas 37 Unidades de Educação Infantil do município, entre as quais: circuito de brincadeiras, interversões lúdicas, oficinas, exibições de filmes e ações de pesagem e higiene bucal.
Já as palestras voltadas para os pais, com parceria do Conselho Tutelar e do Ministério Público, envolvem as temáticas como: Direto da criança, sexualidade na educação infantil, planejamento familiar, desvio de comportamento na educação infantil, parto humanizado, entre outras.
Em parceria com a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), também acontecem palestras sobre a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de vida e a introdução da alimentação complementar e nutrição infantil.
 Semec realiza "Mamaço" durante a 3ª Semana do Bebê.
 Semec realiza "Mamaço" durante a 3ª Semana do Bebê.
 Semec realiza "Mamaço" durante a 3ª Semana do Bebê.
 Semec realiza "Mamaço" durante a 3ª Semana do Bebê.
Semec realiza "Mamaço" durante a 3ª Semana do Bebê.
Texto: Andreza Carvalho
Fotos: Rosinha Costa

Nenhum comentário: