topfiep

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

LINGUAGENS GERADORAS: UM CRITÉRIO E UMA PROPOSTA DE SELEÇÃO E ARTICULAÇÃO DE CONTEÚDOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Escritor: Gabriel de Andrade Junqueira Filho

Como descobrir os conteúdos programáticos mais significativos às crianças, na escola de educação infantil? A resposta que apresento neste trabalho é: através das linguagens geradoras, ou seja, através do diálogo entre professor e aluno, entendidos como sujeitos-leitores e objeto-linguagem um do outro. Linguagens geradoras é um jeito de ler, é uma estratégia de rastreamento e articulação, do professor, para identificar os conteúdos programáticos mais significativos da vida das crianças na escola de educação infantil. Em outras palavras, linguagens geradoras é uma proposta de seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. E nesta proposta, conteúdos significativos são entendidos como linguagens, como saberes instrumentais, saberes de práticas, de práticas de si, de práticas de autoconstituição, de compreensão e expressão de si, de demarcação e exercício da possibilidade de intervenção em si e no mundo.
 Palestra com a Equipe Técnica da Educação Infantil.
 Palestra com a Equipe Técnica da Educação Infantil.
 Palestra com a Equipe Técnica da Educação Infantil.
 Palestra com a Equipe Técnica da Educação Infantil.
 Palestra com a Equipe Técnica da Educação Infantil.
 Palestra com a Equipe Técnica da Educação Infantil.
Fotos: Rosinha Costa

Nenhum comentário: