topfiep

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ampla programação marca o encerramento da 3ª Semana do Bebê.

Para coroar o sucesso da 3ª edição da Semana do Bebê, a Prefeitura de Belém, realizou, na manhã desta sexta-feira, 21, na Praça Dorothy Stang, no bairro da Sacramenta, uma ampla programação que marcou o encerramento do evento, com a participação de secretarias municipais, órgãos parceiros, comitiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que é apoiadora da iniciativa, e a comunidade em geral.

Durante toda a Semana do Bebê, encerrada nesta sexta-feira, 21, mais de 60 mil pessoas foram atendidas em Belém, Icoaraci, Outeiro e região das ilhas.

A líder comunitária Cilene de Oliveira, mãe de três filhos, acompanhou e aprovou a programação, que contou com apresentações culturais de dança, teatro e música; brincadeiras, exposições e avaliação nutricional de mães e crianças. “O evento é um grande incentivo para que as mães e os pais deem mais atenção aos seus filhos, pois mostra a importância de cuidados essenciais, como a vacinação, amamentação, alimentação e educação. Nossas crianças precisam dessa atenção para serem pessoas felizes e saudáveis no futuro”, pontuou.

A programação contou com apresentações culturais de dança, teatro e música.

Para a coordenadora do Programa de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil da Unicef no Brasil, Cristina Albuquerque, todos os dias devem ser dedicados aos bebês e às crianças. “Nossa preocupação com elas deve ser constante, para que possamos vencer os desafios e fazer valer seus direitos. Iniciativas como esta mobilizam a sociedade em prol deste objetivo e têm o total apoio do Unicef. O município de Belém está de parabéns”, destacou Cristina.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, também parabenizou a todos que participaram da Semana do Bebê e disse que o evento ganhou a dimensão que merecia, inclusive com a Lei 9.071/2014, que foi sancionada durante esta semana e que colocou o evento no calendário oficial do município.

O prefeito Zenaldo Coutinho parabenizou a todos que participaram da Semana do Bebê e ressaltou os avanços que o município vem obtendo no cuidado com as crianças.

“A Semana do Bebê e todas as ações envolvidas reforçam um trabalho que é feito e que vai continuar sendo feito durante todo o ano. É a reafirmação do compromisso com a primeira infância, desde o pré-natal, com as mães sendo acompanhadas nas unidades de saúde, com o incentivo ao parto normal e, a partir daí, a atenção com o desenvolvimento da criança, com a alimentação adequada, etc. Com tudo isso, iremos avançar muito em favor das crianças na nossa cidade”, enfatizou o prefeito.
Foram, ao todo, cinco dias de palestras, oficinas, serviços, ações educativas e diversas atividades voltadas ao direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças até seis anos de idade. Uma vasta agenda que atendeu mais de 60 mil pessoas em Belém, Icoaraci, Outeiro e região das Ilhas. “Graças à dedicação dos parceiros que atuaram juntos nessa iniciativa e à participação massiva da população, a Semana do Bebê foi um grande sucesso e estamos aqui celebrando este momento. Queremos reforçar o compromisso de que as políticas públicas que garantem o direito da criança e do adolescente possam ser acessadas por todas as famílias do nosso município”, ressaltou a coordenadora geral da 3ª Semana do Bebê, Adelma Dantas.
Brincadeiras – O projeto “Brinca Belém”, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) foi um dos grandes atrativos para a criançada que participou da Semana do Bebê, ao longo de toda a programação. Vinte professores atenderam cerca de 900 crianças nas cinco edições do programa, realizadas nos bairros da Pratinha II, Pedreira, Val-de-Cans, Condor e Tapanã.
Os filhos da dona de casa Cristiane Ramos, Carlos Manuel e Caio Gabriel, aproveitaram bastante a cama elástica e o minhocão, nesta sexta-feira, durante o encerramento da programação. “Eles estão se divertindo muito. E o que é melhor, gratuitamente”, festejou a dona de casa.
Texto: Lilianne Villacorta
Foto: Oswaldo Forte
Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (COPSAN)

Nenhum comentário: