O objetivo da Provinha Brasil é realizar um diagnóstico dos níveis de alfabetização matemática das crianças após um ano de estudos no Ensino Fundamental. O diagnóstico serve para orientar o planejamento dos professores no sentido de focalizar as necessidades de aprendizagem dos alunos.
A fim de intensificar o trabalho com matemática nas séries iniciais, o Centro de Formação de Professores incluiu na formação continuada dos professores, em curso desde fevereiro, conteúdos e práticas para o ensino da Matemática.
Nesta semana, de 08 a 11 de agosto, os professores de CI 2o ano estão estudando fundamentos e práticas da matemática, a partir da análise das questões do teste da Provinha Brasil, como parte das ações do Projeto Expertise em Alfabetização.
Além disso, “antes da aplicação do teste, a direção e a coordenação pedagógica devem encaminhar o estudo do Guia de Aplicação, de Correção e Interpretação de Resultados e Reflexões sobre a prática na Hora Pedagógica com os professores", informa Lorena Trescastro, coordenadora do Centro de Formação de Professores.
CRONOGRAMA DA PROVINHA BRASIL NA SEMEC - BELÉM
Período Ação
1 a 5.08 Entrega do kit nas escolas
8-12.08 Estudo da Provinha Brasil na Formação de Professores
15-19.08 Estudo e organização da aplicação do teste na HP dos professores nas escolas
22-26.08 Aplicação do teste em turmas de CI 2o ano
29.08- 02.09 Correção e interpretação dos resultados pelos professores e Coordenadores Pegagógicos
5-9.09 Planejamento a partir da análise dos resultados
12-16.09 Envio dos resultados em formulário eletrônico (link disponível no blog http://www.expertiseemalfabetizacao.blogspot.com)
27º Congresso Int. de Ed. Física - FIEP 2012
II Encontro Internacional de Estudantes de Educação Física
IX Congresso Científico Latino-Americano e Brasileiro da FIEP
"Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino"
V Seminário de Legislação Desportiva
X Fórum de Educação Física do Mercosul
Foz do Iguaçu - 14 a 18 de Janeiro de 2012
www.congressofiep.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário