topfiep

sábado, 20 de agosto de 2011

Comitê Paraolímpico Brasileiro promove encontro.

Belém foi a capital escolhida, pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, para sediar, neste final de semana (20 e 21) um Workshop de mobilização de recursos para projetos esportivos. O evento acontece em um hotel no centro da cidade e conta com a presença de cerca de 25 instituições ligadas ao esporte paraolímpico e a Educação Física.

O objetivo do evento é encontrar alternativas para a captação de recursos, gerenciá-los da melhor forma possível e assim, promover o desenvolvimento dos atletas paraolimpicos. O Brasil atualmente é a nona potência mundial nos jogos paraolímpicos graças a atletas como o deficiente visual carioca Daniel Dias, que venceu todas as provas de natação disputadas na Paraolimpíada de Pequim, em 2008.


O workshop já aconteceu em 15 capitais brasileiras em um projeto audacioso: transformar o Brasil na quinta potência mundial, até a realização das Paraolimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016. "Queremos, com esse evento, criar recursos para potencializar as Confederações e clubes locais e ajudar a transformar o Pará em agente multiplicador de talentos no esporte paraolímpico" revelou Luis Claudio Pereira, vice Presidente do Comitê Paraolímpico brasileiro.

Entre as instituições que marcaram presença no evento, esteve a Semec- Secretaria Municipal de Educação, que desenvolve um projeto de inclusão de 600 alunos com deficiência, dentro das escolas municipais. A meta principal é a conclusão do projeto de acessibilidade nas 53 quadras esportivas do município, até o ano que vem. "A vinda do Comitê Paraolímpico é fundamental para o fomento de novas idéias onde o aluno deficiente também só tem a ganhar" disse a diretora do departamento de Educação Física da Secretaria, Elisabeth Gomes.

Para o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Pará, Valdir Moraes, o encontro vai ajudar a diminuir as dificuldades dos atletas paraolímpicos de conseguir patrocínios para as viagens. "Estamos aprendendo aqui, a criar projetos para o apoio financeiro de empresas privadas" ressaltou. Depois de Belém, o workshop vai ser realizado em Salvador, em outubro, e em novembro, será a vez de Vitória. (Syanne Neno/DOL)

Fotos: Rosa Costa

27º Congresso Int. de Ed. Física - FIEP 2012
II Encontro Internacional de Estudantes de Educação Física
IX Congresso Científico Latino-Americano e Brasileiro da FIEP
"Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino"
V Seminário de Legislação Desportiva
X Fórum de Educação Física do Mercosul
Foz do Iguaçu - 14 a 18 de Janeiro de 2011

SITE: www.congressofiep.com

Nenhum comentário: