topfiep

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FIEP DO BRASIL comemora 61 anos de atividades 1949 - 2010


A história da FIEP no Brasil iniciou em 1949, com a participação de uma Delegação composta por 22 brasileiros, representando vários Estados e participaram da II LINGIADA DE ESTOCOLMO - Suécia, no período de 27 de Julho a 13 de Agosto de 1949, com 1.450 congressistas de 60 países, evento organizado pelo Governo sueco e patrocinado pela FIEP, quando o Presidente Mundial da FIEP, Major Joseph G. Thulin, nesta oportunidade designou os primeiros Delegados da FIEP para o Brasil, que aproveitaram para convidar o Prof. Thulin para visitar o Brasil e países da América do Sul, o que aconteceu no ano seguinte.

A Assembléia da FIEP no Brasil aprovou e homologou a data do dia 13 de Agosto de 1949, como a data oficial da instalação da FIEP no Brasil, justificando que este foi o último dia da II Lingiada de Estocolmo, onde foi definido a nomeação dos primeiros Delegados da FIEP no Brasil.

Os Professores Alfredo Colombo (Rio de Janeiro e Leste do Brasil); Sylvio José Raso (Minas Gerais e Norte do Brasil); Antonio Boaventura da Silva (São Paulo e Oeste do Brasil) e o Jacintho Francisco Targa (Rio Grande do Sul e região Sul do Brasil), são os nossos pioneiros e tiveram a responsabilidade de iniciar a implantação e estruturação da FIEP em nosso país.

No ano 2000 o Prof. Dr. Manoel Tubino é eleito Presidente Mundial da FIEP, sendo o primeiro Brasileiro a assumir este cargo, junto com o Secretário Mundial Prof. Almir Adolfo Gruhn e o Tesoureiro Mundial. Ms. Paulo Ernesto Antonelli, neste mesmo ano Tubino apresentou e o novoManifesto Mundial da FIEP, em dezembro de 2008 Dr. Manoel Tubino lamentavelmente faleceu e o Prof. Almir Adolfo Gruhn, assume a Presidência até o final do mandato em 2012.

Nestes 61 anos 310 professores já colaboraram como Delegados da FIEP no Brasil, atualmente com 84 delegados pelo Brasil , com representações em todos os Estados.

Nenhum comentário: